Professor Paulo Freire é homenageado na Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira (01), as Comissões de Educação realizam duas audiências públicas na Câmara dos Deputados, a pedido dos deputados Fátima Bezerra (PT/RN) e José Stédile (PSB/RS).
A primeira audiência está marcada para às14h30, no Plenário 08 da Câmara e durante a sessão o professor Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, será homenageado pelos 50 anos dedicados ao trabalho de alfabetização de jovens e adultos, em Angicos, no Rio Grande do Norte.
A deputada Fátima Bezerra declarou que Paulo Freire é mundialmente reconhecido pela significativa contribuição à educação, é um dos pensadores brasileiros mais respeitados e figura de maior destaque na educação brasileira contemporânea.
“Pelo que representa sua luta em defesa da educação, considero oportuno que a Câmara dos Deputados faça este registro dos 50 anos do trabalho pioneiro de Paulo Freire na alfabetização de jovens e adultos na cidade de Angicos, considerada também como 40 horas de esperança”, destaca.
Participam da cerimônia: Aloizio Mercadante, Ministro da Educação; Nita Freire e Lutgardes Costa Freire, familiares de Paulo Freire; Maria Eneide de Araújo Melo e Luzia de Andrade, Alunas de Angicos; e Marcos Guerra, coordenador do projeto de alfabetização em Angico. Também estarão presentes representantes do MOVA Brasil; do Instituto Paulo Freire; do legislativo e reitores das universidades do RN; além de professores e pesquisadores, como Donaldo Macêdo, professor da Universidade de Massachussets.