Prêmio homenageia as feministas históricas; inscrições abertas até dia 10

Estão abertas, até 10 de setembro, as inscrições para o “Prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas”. A iniciativa é destinada a brasileiras com mais de 75 anos que atuaram ou atuam na vida pública nacional. Os temas abordados podem envolver ações científicas, tecnológicas, culturais, educacionais ou artísticas. O mais importante é destacar a dedicação por mudanças sociais, por meio da militância feminista e da luta cidadã na construção de um país mais justo.
Os cadastros podem ser realizados por via postal ou eletrônica. Na primeira alternativa, deve ser enviada uma ficha de inscrição e breve relato da história de vida ou currículo para o endereço: “Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 02, Lote 22, Ed. Tancredo Neves 1º andar – CCBB, CEP: 70200-002 – Brasília/DF”.
Para mais informações, é possível entrar em contato pelo e-mail mulheresfeministas@spm.gov.br ou pelo site www.spm.gov.br. O Prêmio será de R$ 50 mil, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Rose Marie Muraro
O prêmio leva o nome da escritora e feminista brasileira Rose Marie Muraro, reconhecida como uma das mais brilhantes intelectuais de nosso tempo. Falecida no último dia 21 de junho, a intelectual e física nasceu em 1930, no Rio de Janeiro. Ela atuou no cenário de políticas para as mulheres, mesmo com as limitações da cegueira – enxergou parcialmente somente aos 66 anos, após uma cirurgia – além de escrever 44 livros e editar 1.600 obras.
(Da Revista Forum)