PNAIC tranquiliza sobre o pagamento das bolsas

Para solucionar dúvidas de professores participantes do  Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – Pnaic, do Ministério da Educação, o Sinpro DF apurou junto à coordenadora do programa no Distrito Federal, professora Kátia França, que os atrasos relacionados aos pagamentos das mensalidades da bolsa de ajuda de custo já foram solucionados.
A coordenadora  tranquiliza os professores participantes do programa.  Segundo ela, houve um atraso inicial nos pagamentos em razão de dificuldades no sistema. Porém, a coordenadora garante que todas as 10 mensalidades de R$ 200,00 serão efetuadas.
Kátia França diz que embora o programa tenha se iniciado em entre março e abril, tanto para Orientadores de Estudo quanto para Professores Alfabetizadores, os pagamentos das primeiras mensalidades da bolsa só começaram em junho devido aos entraves do sistema. Mas, a coordenadora do Pnaic garante que a ajuda de custo será paga integralmente, mesmo que fiquem parcelas restantes após o término do programa.
Quanto à demanda da diretoria do Sindicato dos Professores do DF – Sinpro-DF –, sobre os critérios que impediram a participação de um maior número de professores no programa, a coordenadora do Pnaic diz que está negociando com o MEC uma flexibilização do sistema para que permita a ampliação do número de participantes. No entanto, ela acrescenta que estar no cadastro de 2013 e em turmas de alfabetização ou coordenação pedagógica são premissas básicas.