Planetário de Brasília está de portas abertas para os alunos da rede pública

O Planetário de Brasília foi reinaugurado no último dia 11 após ficar 16 anos sem funcionar. O monumento passou por uma reforma, que implantou tecnologia de ponta, ao mesmo tempo em que resgatou parte do antigo projetor. As já estão abertas para o público e, em especial, para os alunos da rede pública de ensino do DF.
A corrida ao Planetário já está intensa. Para agendamentos de horários para turmas escolares há algumas disponibilidades para os meses de janeiro e fevereiro, porém para o mês de março a agenda já está totalmente lotada.
A escola, que se interessar em levar seus alunos para uma aula de astronomia, deve entrar em contato com a secretária do Planetário, Mira Viana, pelo telefone 3361-6810, e fazer o agendamento. Também é possível agendar dia e hora pelo site www.sectdf.org.br. O agendamento será confirmado em 48 horas.
As turmas escolares deverão ser compostas de no máximo 80 alunos por sessão. Nos dias da semana – só podem ser agendadas turmas de terça a sexta-feira –, estão programadas duas sessões pela manhã, duas pela tarde e uma à noite. Os alunos também vão dispor de orientações técnicas.
O antigo equipamento de projeção, o SpaceMaster, foi reformado e um novo modelo atualizado, o Power Dome VIII, foi instalado. Atualmente, só existem dois modelos desse aparelho em funcionamento, ambos na Alemanha. Brasília será a primeira cidade do Brasil a ter acesso a essa tecnologia, capaz de projeções multidisciplinares imersivas com efeitos tridimensionais.
O Planetário é uma importante ferramenta de educação para as atuais e futuras gerações do DF. Além da cúpula de projeção, o edifício possui novos espaços multidisciplinares para aulas e eventos. Esses espaços serão abertos para exposições, oficinas e palestras.
 Acessibilidade
O projeto possui diversos mecanismos de acessibilidade em toda a sua estrutura, a exemplo dos banheiros adaptados. Para facilitar a locomoção de portadores de deficiência visual foram instalados sinalizadores em alto relevo no chão do edifício. Quanto à segurança, existem câmeras de monitoramento e mecanismos contra incêndio, como detectores de fumaça e calor.