PL da Mordaça recebe parecer contrário em comissão da Câmara Legislativa

 
Em reunião na manhã desta segunda-feira (25), diretores do Sinpro ouviram do deputado distrital Reginaldo Veras (PDT) o seu posicionamento em relação ao Projeto de Lei (PL) nº 1/2015 – o PL da Mordaça -, de iniciativa da deputada distrital Sandra Faraj (Solidariedade).
Veras, que é presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) na Câmara Legislativa e também professor da SEE, relatou a matéria e se pronunciou oficialmente contrário ao PL, votando pela rejeição do projeto.
Em seu parecer de 15 páginas, o deputado explicita que “para essa corrente do pensamento pedagógico [incutida no PL da Mordaça], as escolas não deveriam ministrar disciplinas transversais que veiculem educação moral e cívica, cidadania, Ciências Humanas e Sociais, devendo, também, impedir a propagação pedagógica de ideias de tolerância, dignidade da pessoa humana, e a influência de instituições internacionais, chegando ao ponto de propugnar o ‘desmantelamento das redes pedagógicas internacionais'”.
Ao citar a Constituição Federal, o parlamentar lembra que “o ensino será ministrado com base nos princípios da liberdae de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; e pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”.
A posição de Veras coincide com a do Sinpro e a da categoria, que é frontalmente contra qualquer tipo de limitadores às atividades pedagógicas e a favor da democracia, portanto, contra o PL da Mordaça.
Pelo trâmite na Casa, o parecer de Veras ainda será apreciado pela CESC. Após, o projeto de lei segue para Comissão de Constituição Justiça (CCJ).
Nos próximos dias, a diretoria do Sinpro vai visitar todos os parlamentares, expressando seu repúdio ao PL e solicitando seu imediato arquivamento.
>>> Clique aqui e lei a íntegra do Parecer do Deputado Reginaldo Veras
>>> Clique aqui e leia a íntegra do PL da Mordaça
Leia também:
PL da Mordaça afronta professores e a educação democrática
PL da Mordaça preconiza cartaz para humilhar professor
Projeto da Mordaça de Sandra Faraj quer reviver tempos da ditadura
PL da Mordaça criminaliza movimento dos trabalhadores
PL propõe volta da censura às salas de aula