Paralisação de creches completa 2 semanas no DF; dez estão fechadas

Dez das 46 creches públicas do Distrito Federalcompletam nesta segunda-feira (15) duas semanas de paralisação por falta de pagamento, segundo o Conselho das Entidades, que representa as instituições. Outras 15 creches que também não recebem recursos do GDF há três meses continuam funcionando normalmente.
A Secretaria de Educação informou que os repasses às creches públicas e conveniadas foram iniciados na quarta-feira (10), mas o presidente do conselho, Ciro Silvano, afirmou que nada foi depositado.
De acordo com o secretário de Administração, Wilmar Lacerda, o DF tem 45 creches e 28 próprias. Ele afirma que apenas quatro não estariam funcionando por causa da falta de repasses. “A Secretaria de Educação vai colocar os pagamentos em dia nesta semana”, declarou.
O presidente do conselho disse que cinco das creches que estão paralisadas funcionam em prédios próprios e cinco em prédios do GDF, mas que todas as creches públicas do Distrito Federal são conveniadas.
Na semana passada, Silvano afirmou que muitas creches acreditaram na promessa do GDF de que os repasses seriam feitos e voltaram ao serviço, mas que a Subsecretaria de Planejamento e Avaliação informou que a pasta não tem recursos.
(Do G1)