Outras Pautas debate a influência da mídia na política e no mundo

outras pautas 756

A terceira edição do Outras Pautas colocou em debate a influência da mídia na política e no mundo. Durante o encontro, realizado no dia 18 de março, no Teatro da Escola Parque 308 Sul, os jornalistas Luís Nassif e Beto Almeida debateram um pouco sobre a democratização da mídia, a conjuntura política no Brasil, e ainda abordaram as eleições 2014 e os ataques a países da América Latina. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Comunitária Cidade Livre (NET, canal 12) e será reprisado no sábado (22) às 13h; domingo (23) às 18h30; segunda-feira (24) às 6h30; terça-feira (25) às 22h; quarta-feira (26) às 18h30; e quinta-feira (27) em dois horários: às 13h30 e 22h30. O Sinpro disponibiliza o programa completo em nossa página.
A influência da mídia na democracia brasileira deu início ao debate e para Luís Nassif o fator econômico tem determinado a forma como a informação é repassada à população, fato que muitas vezes fomenta a distorção de temas relevantes à sociedade. “O modelo de democracia que o Brasil seguiu é aquela que o poder emana do povo, com uma série de regras. O eleitor, para cumprir bem o seu papel, precisa ter informação e entendimento. Com o passar do tempo, as coisas mudaram, muitas vezes fomentadas pelo fator econômico. As emissoras passaram a ter muita força e a liberdade de imprensa perdeu um pouco do seu significado”, analisou Nassif.
Beto Almeida complementou dizendo que o Brasil avançaria bastante se investisse na mídia comunitária. “Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos a Rede Globo recebeu mais de R$ 10 bilhões em anúncios. Isto mostra que há um favorecimento no repasse destas verbas. Temos na América Latina países que tem investido em medidas para a democratização da mídia, como exemplo do Equador, Bolívia, Venezuela e Argentina, e esta democratização tem ajudado no esclarecimento da população. Isto faz muita diferença”, ressaltou o jornalista, que é presidente da TV Comunitária.
No segundo bloco a diretora Rosilene Correa, que intermediou a mesa, abriu espaço para perguntas do público. “Este projeto é importante pela oportunidade que dá ao público de debater, opinar e se posicionar sobre os mais variados temas, principalmente sobre a influência que a mídia impõe sobre a sociedade. Percebemos que há sede de outras pautas, de outras visões, de espaços onde as pessoas possam ter voz e compartilhar com outros suas inquietações sobre o mundo em que vivem” ressaltou Rosilene Correa.
Outras Pautas é idealizado e realizado pelo Sinpro com o objetivo de ampliar o debate com a categoria e com a sociedade sobre temas relevantes para o avanço da democracia. Em breve teremos a quarta edição do projeto.