Orientadores/as comemoram o seu dia em evento promovido pelo Sinpro

Em comemoração ao Dia do(a) Orientador(a), o Sinpro-DF realizou nesta terça-feira, 4 de dezembro, uma manhã especial para homenageá-los/as, na sede do Sindicato. A mesa de abertura foi coordenada pelos diretores Francisco Alves (Chicão) e Meg Guimarães. A categoria compareceu em peso ao evento, lotando o auditório. A programação começou com um café da manhã musical, com a apresentação da cantata de natal do Coro Sinprônico, um coral formado de professoras e professores sob a regência do maestro Tonicesa Badu, que encantou a plateia cantando desde canções natalinas até músicas populares. Em seguida, o professor, músico e diretor do Sinpro, Jairo Mendonça, homenageou a categoria com um show musical, apresentando novos e antigos sucessos da MPB.
O evento foi também uma oportunidade de a categoria discutir suas questões específicas com a palestra “Prazer e sofrimento no trabalho dos/as orientadores/as educacionais”, proferida pela psicóloga e mestra em Psicologia Social e Institucional Thiele Müller. Ela explicou o trabalho que o Sinpro vem desenvolvendo na área de saúde com o objetivo de valorizar a convivência diária, com ênfase no coletivo, melhorando a organização do trabalho.
Thiele falou dos estudos realizados pelo Sindicato, desde 2008, para levantar as doenças ocupacionais físicas e psicológicas, bem como sobre o Programa de Escuta Ampliada que resultou na implantação, neste ano de 2012, de três clínicas: das patologias, de inserção (voltada para aposentados) e de cooperação (realizada dentro das escolas). A psicóloga informou ainda da intenção do Sindicato de criar uma clínica específica para os/as orientadores/as educacionais.
“O orientador educacional tem uma importância muito grande na integração da escola com o processo pedagógico, é um profissional que trabalha com todos os segmentos da escola e merece todo respeito por seu trabalho. No dia 4 de dezembro o Sinpro tem a prática de comemorar o Dia do Orientador, mostrando a importância de cada orientador no ambiente escolar”, salienta o diretor Chicão.
Logo após a palestra, a atriz, dançarina e pesquisadora Maria Vilarinho Cardoso realizou com as/os presentes uma oficina com apresentação de dança. O evento terminou no final da manhã com um sorteio de livros pedagógicos.