Obras aceleradas no Centro de Referência Ambiental da Chácara do Professor

Depois de quatro meses do início das obras de construção do Centro de Referência Ambiental na Chácara do Professor do Sinpro-DF, a primeira tenda utilizando a técnica de “superadobe” já ganha forma. O novo espaço multiuso para receber alunas(os) e professoras (es) das escolas públicas, usa métodos ecologicamente corretos para aproveitar toda riqueza da natureza local na construção.
A principal característica da técnica que vai se tornar as paredes do centro, o “superadobe” é sua simplicidade e rapidez em relação ao adobe comum. É essencialmente uma técnica de empilhar sacos preenchidos com terra, para formar paredes, e posicionar arame farpado entre eles para reforçar. Uma alternativa que resgata a tradição da cultura orgânica natural.
O bioarquiteto responsável pelo projeto, Sergio Pamplona, explica que o centro de referência terá cerca de mil metros quadrados de área construída. Boa parte da estrutura aproveita a madeira dos eucaliptos que existiam no local e que estão sendo substituídos por plantas nativas do cerrado.
A sequência de piscinas ou tanques de água corrente também já estão com as obras adiantadas. O detalhe é que toda a água da nascente volta para a natureza da região. As piscinas tem o formado arredondado para evitar possíveis quebras e garante que o sistema sustentável despeje a água em cascata para os tanques que são posicionados seguindo o relevo natural da área.
Os diretores do Sinpro estão acompanhando semanalmente todas as etapas da construção. Contamos com a compreensão de todos nesse período de obras. Esperamos que as obras avancem de acordo com a previsão inicial e que o novo Centro de Referência Ambiental se torne um espaço modelo para toda categoria e para os alunos da rede pública. Tão logo a Chácara estiver em condições de agendar visita de escolas, nos iremos divulgar!