Obra literária investiga o processo de territorialização da Cidade Estrutural

A Paco Editorial convida os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais para o lançamento do livro Migrar, Chegar, Permanecer: A Construção do Lugar de Afeto, que ocorrerá no dia 18 de outubro, às 19h, na Livraria Leitura – Shopping Conjunto Nacional (Setor Terminal Norte, Conjunto E, 2º Piso). A obra investiga o processo de territorialização da Cidade Estrutural, analisando os movimentos migratórios que orientaram e estruturaram seu espaço intraurbano, bem como as relações estabelecidas na dinâmica urbana do Distrito Federal.
O processo de regionalização, advindo do intenso processo de urbanização e de redistribuição espacial da população e das atividades econômicas, fez emergir novas modalidades de deslocamentos populacionais, particularmente entre cidades vizinhas, configurando os movimentos pendulares. A Estrutural, por sua vez, teve origem a partir de movimentos migratórios marcados pela condição de pobreza de moradores oriundos do entorno do DF e de Regiões Administrativas mais afastadas do Plano Piloto.
O livro ainda correlaciona a construção de Brasília, o processo de formação do Distrito Federal e a Estrutural como uma das diversas periferias, ressaltando o seu papel na formação territorial do Distrito Federal. A obra também identifica os principais agentes e atores, conflitos e questões que permeiam a sua lógica socioespacial.