OAB vota criação da Comissão da Verdade da Escravidão Negra

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vota nesta segunda-feira (3) a criação da Comissão da Verdade da Escravidão Negra.
O objetivo é pesquisar episódios relativos à escravização de africanos e seus descendentes e fazer um “resgate histórico e social”, revelando fatos que passaram ao largo da história oficial, entre eles o protagonismo em revoltas e insurreições e a contribuição da população negra para o desenvolvimento nacional.
O tema será discutido das 9h às 14h, no plenário do conselho.
A proposta da OAB é instalar uma comissão nacional, no âmbito da entidade, e encaminhar ao governo federal a sugestão de criar o grupo, nos moldes da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Por dois anos, a CNV pesquisou violações de direitos humanos pelo regime militar, entre 1964 e 1985. episódios relativos à escravização de africanos e seus descendentes e fazer um “resgate histórico e social”, revelando fatos que passaram ao largo da história oficial, entre eles o protagonismo em revoltas e insurreições e a contribuição da população negra para o desenvolvimento nacional.
(Do Portal Vermelho)