Nota de repúdio ao ataque da polícia à Marcha das Mulheres Negras, em Brasília

O Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF) vem a público manifestar-se sobre as agressões ocorridas nessa quarta-feira, 18/11, durante a Marcha Nacional das Mulheres Negras, que vitimou, de forma covarde, nossas companheiras.
Além do total repúdio à violência cometida pelo policial civil, e à reação, também violenta, da Polícia Militar, expressamos aqui a nossa solidariedade às mulheres feridas e a todas as demais que sofreram os efeitos psicológicos das bombas, dos tiros e do spray de pimenta e outras truculências da polícia lançadas contra as marchantes.
Destacamos que, desde o início das articulações para a realização do evento, nas diversas cidades e estados do país, até a chegada das participantes ao gramado do Congresso Nacional, a marcha tinha como pauta a denúncia do racismo e das violações de direitos sofridas, cotidianamente, pelas mulheres negras.
A violência cometida contra as marchantes no principal momento de sua ação reivindicatória reforça a necessidade de nossa vigilância e luta cotidianas e revela a urgente necessidade de se analisar e reformular o papel das polícias no Brasil.
Por isso, nós, do CDM-DF, reafirmamos nosso compromisso de continuar debatendo e apoiando as pautas das mulheres negras, respeitando seu protagonismo e dando continuidade às ações pelo fim do racismo, do machismo, do sexismo e de todas as formas de violência.
Salve as mulheres negras do Brasil! Nossa luta resiste!
Brasília, 19 de novembro de 2015
Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal