Nota da diretoria do Sinpro-DF

A diretoria colegiada do Sinpro-DF informa que o Governo do Distrito Federal (GDF) descumpre, pela segunda vez, o acordo de greve e efetua o pagamento referente ao mês de abril com cortes dos dias parados. O primeiro descumprimento ocorreu quando não pagou, em Folha Suplementar, os dias descontados no salário de março.

O GDF condicionou o pagamento integral a uma homologação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), terceirizando, assim, a decisão de pagar ou não a categoria e delegando à Justiça essa atribuição. Nessa quinta-feira (4), data em que estava prevista essa decisão, em vez de homologar o acordo, o desembargador pediu mais esclarecimentos ao governo.

O GDF, por sua vez, comunicou ao Sinpro-DF que já encaminhou os esclarecimentos solicitados. Porém, até agora o desembargador não tomou uma decisão e o nosso pagamento foi liberado, nessa sexta-feira (5), com os cortes, mantendo, com isso, a posição do GDF de só efetuar o pagamento dos dias parados após a decisão da Justiça.

A diretoria lembra que a greve dos professores foi realizada em razão dos sucessivos descumprimentos de leis que regem a relação trabalhista e salarial da categoria com o GDF desde 2015, com acúmulo de perdas, atrasos de salários, não pagamento de direitos e vários outros prejuízos que vêm se acumulando ao longo desses dois últimos anos. Reafirmamos o compromisso da categoria em cumprir o calendário de reposição acordado e em curso desde o dia 22 de abril.

E lembramos, ao mesmo tempo, ao governador Rollemberg que o quinto dia útil, prazo definido por lei para pagamento de salários, é segunda-feira (8/5), de modo que o salário completo e integral deverá estar creditado na conta de cada professor na manhã desta terça-feira (9).