Nesta terça (10), começa Fórum Mundial de Direitos Humanos em Brasília

Mais de 6 mil pessoas já se inscreveram para participar do evento, que vai até o dia 13/12 no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A CNTE, membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos, faz parte do Comitê Organizador, que é composto por mais de 700 entidades e organizações de todo o mundo.
Iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com entidades da sociedade civil, organismos internacionais e outros órgãos de governo, o FMDH vai promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, para tratar os principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento às violações de direitos humanos.
O Fórum Mundial de Direitos Humanos tem o patrocínio da Petrobras, da Caixa Econômica Federal e dos Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).
Programação
O FMDH está organizado em três eixos temáticos que contarão com três debates e uma conferência cada (ou seja, nove debates e três conferências no total). Neles, participarão ativistas e defensores dos direitos humanos mundialmente reconhecidos como o paquistanês Tariq Ali, o magistrado espanhol Baltazar Garzón, o sociólogo e cientista político boliviano Fernando Mayorga, a educadora argentina Alicia Cabezudo, o guatemalteco Frank de La Rue e o brasileiro Leonardo Boff, entre outros convidados nacionais e estrangeiros.
Os eixos temáticos e os debates se dividem da seguinte forma:
• Eixo Temático I “Os Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos”
Conferência I: Os Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos
Debate 1: Direitos Humanos e Mobilização Social
Debate 2: Reconhecimento e Direitos Humanos
Debate 3: Direito à Memória, Verdade e Justiça
• Eixo Temático II “A universalização de Direitos Humanos em um contexto de vulnerabilidades”
Conferência II: A universalização de Direitos Humanos em um contexto de vulnerabilidades
Debate 4: A conquista de direitos por grupos vulnerabilizados e a Democracia
Debate 5: Paradigmas de redução de desigualdades com base em Direitos Humanos
Debate 6: Os Direitos Humanos no mundo do trabalho
• Eixo Temático III “A transversalidade dos Direitos Humanos”
Conferência III: A transversalidade dos Direitos Humanos
Debate 7: Defesa dos Direitos Humanos e o Enfrentamento às Violências
Debate 8: Por uma Cultura de Direitos Humanos
Debate 9: Comunicação e Direitos Humanos
Além da programação de debates, o Fórum Mundial de Direitos Humanos terá mais de 400 atividades autogestionadas culturais, temáticas e convergentes coordenadas pelas instituições participantes do evento, entre elas exposições, palestras, Feira de Economia Solidária e Feira do Livro. As inscrições para participar do FMDH são gratuitas e, a partir de hoje, só poderão ser realizadas no local do evento.
CNTE