Nesta quinta-feira, uso de roupas brancas marcará o Dia de Luta contra a Mordaça

Esta quinta-feira (14/7) será toda especial para a Educação. É o Dia de Luta contra a Mordaça, quando professores(as), orientadores(as) educacionais, merendeiras, diretores, estudantes e a comunidade escolar estarão mobilizados e prontos a dizer não às tentativas de censura, enfatizando a liberdade de ensinar e o direito de aprender.
Como marca da mobilização, o Sinpro pede que todos(as) usem roupas de cor branca e enviem fotos para o e-mail imprensa@sinprodf.org.br, informando o nome da escola, para que o Sindicato possa fazer a divulgação ao longo do dia.
As imagens – que serão publicadas no Facebook do Sinpro – deverão ser enviadas no matutino até as 11h45, no vespertino até as 14h30 e no noturno até 21h.
Tuitaço – Paralelamente, a nossa manifestação vai contar com um tuitaço. A partir das 12h30, toda a categoria está convocada a participar de um tuitaço em defesa de uma educação livre e contra a tentativa de censura ao professor em sala de aula.
Para participar o(a) professor(a) e orientador(a) educacional devem copiar uma das frases disponibilizadas abaixo, marcar um dos parlamentares da bancada do Distrito Federal e tuitar no horário programado (12h30).
O que está em jogo – Está em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal Projetos de Lei (PL) relacionados à Lei da Mordaça, exemplo do PL 137/2015, da deputada distrital Sandra Faraj (SD), e a Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) nº 38, de autoria do deputado distrital Rogério Dalmasso (PTN). O PL 137/2015, que mesmo com vício de origem foi aprovado na CLDF e vai para sanção do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), obriga todas as escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do Distrito Federal a incluírem em seus currículos, como tema transversal, a discussão sobre “valores de ordem familiar”.
O problema é que alguns parlamentares estão diluindo a Lei da Mordaça em outros projetos, para que o conjunto deles possa ter o efeito do PL original.
Diante deste cenário é importante a participação de todos e todas no tuitaço e em todas as atividades propostas pelo Sinpro como forma de sensibilizar deputados distritais e federais, senadores e o governador do DF. Então, vamos participar e lutar pela democracia dentro de sala de aula e por uma educação pública de qualidade.
Confira abaixo as frases para o tuitaço:
Não à Mordaça
Democracia na escola
Educação livre
Censura não
Respeito ao professor
Para participar o professor deve escolher uma das frases, acrescentar a hashtag e em seguida marcar a conta de um dos parlamentares ou governador disponibilizados abaixo. Exemplo:
Educação livre #LeidaMordacaNao @RollembergPSB
Contas dos parlamentares no Twitter:
@RollembergPSB
@alberto_fraga
@erikakokay
@DepRonaldo
@IzalciLucas
@RogerioRossoDF
@roneynemer
@dep_augustodf
@laerte_bessa
@bisporenato
@agacielmaia
@celinaleao
@chicoleite
@Chico_Vigilante
@ClaudioAbrantes
@dep_Cristiano
@DepJuarezao
@JulioCesarRib
@lilianeroriz
@DeputadoLira
@DepLuziadePaula
@ProfIsrael
@ReginaldoVeras
@Deputado_Rafael
@R_Prudente2014
@RaimundoRibeiro
@DeputadoRoberio
@DelmassoDF
@SANDRAFARAJ
@VilelaRoosevelt
@WasnydeRoure
@wellington_luiz
@Reguffe
@senador_helio
@Sen_Cristovam
Leia mais:
>>> 14 de julho: Dia de Luta contra a Lei Mordaça 
>>> Sinpro convoca a categoria para tuitaço em defesa de uma educação livre