Moção de repúdio a proposta de privatização da Eletrobrás


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa dos profissionais da educação básica pública brasileira, vem a público REPUDIAR mais um ataque do governo golpista de Michel Temer que, agora, torna público o seu interesse em privatizar a Eletrobras.
Criada em 1961, a Eletrobrás é uma das maiores empresas de produção e distribuição de energia do mundo, reconhecida por todos do setor elétrico como uma das principais responsáveis de a matriz energética brasileira ser uma das mais limpas e renováveis do planeta. Projeto ainda do Governo de Getúlio Vargas, a criação da Eletrobras veio a acontecer no Governo de Jânio Quadros e representa anos de investimento de todo o povo brasileiro na gestão de um bem estratégico para o país.
A sua privatização representa um forte ataque à soberania nacional e faz parte da agenda neoliberal dos golpistas que tomaram de assalto o poder no Brasil. Não faz o menor sentido ceder às mãos da iniciativa privada, que ainda podem ser estrangeiras, de um setor estratégico para o desenvolvimento do país. Nenhum grande país do mundo faria o que esses vendilhões que estão no governo brasileiro estão a fazer. Além de todos esses aspectos geopolíticos envolvidos na privatização de uma grande empresa nacional, de um setor estratégico como é o setor elétrico, no dia de hoje foi anunciado por agentes do mercado financeiro que o Brasil sofrerá uma disparada no preço de sua energia, o que quer dizer que, mais uma vez, o povo arcará com um aumento substancial nas suas contas de luz. E isso, não nos enganemos, trará rebatimentos imediatos para toda a cadeia produtiva do país, afetando tanto os setores da indústria quanto o do comércio que necessitam de energia elétrica, sem falar no ataque às próprias famílias brasileiras, já que importantes programas de subsídios à população de menor renda, como foi o Luz para Todos, serão definitivamente inviabilizados.
Chega de tanto desgoverno! Chega de Temer! Esses golpistas precisam pagar pelos seus crimes de lesa-pátria! O Brasil está prestes a viver uma escalada no preço de sua energia e corre sérios riscos de reviver os tempos sombrios de apagões dos governos de FHC! Vivemos um período de entrega completa de nossas riquezas nacionais a grandes corporações internacionais! É um verdadeiro saque promovido pelos golpistas. O Brasil não lhes pertence! Só as ruas os derrotarão! E são nelas que os/as educadores/as brasileiros/as se encontram para pôr fim a tanto achaque! A Eletrobras é do povo brasileiro! Não à sua privatização!
Brasília, 23 de agosto de 2017
Direção Executiva da CNTE