Moção de apoio à ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto na Avenida Paulista

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), por meio de seu Conselho Nacional de Entidades (CNE), que reuniu em Brasília, nos últimos dias 16 e 17 de fevereiro de 2017, 120 dirigentes de sindicatos de trabalhadores da educação básica pública de todo o país, torna público o seu mais veemente apoio ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
Depois de uma grande manifestação de massa em São Paulo, que reuniu milhares de manifestantes no último dia 15 de fevereiro, os manifestantes decidiram, ao final da manifestação, já no início da madrugada do dia 16 de fevereiro, acampar em frente ao escritório da Presidência da República na Avenida Paulista. A luta por moradia na maior cidade brasileira, em conjunto com o mote do “Fora Temer Golpista”, dão legitimidade ao movimento e às suas reivindicações.
A pauta do movimento, justa e legítima, é pelo direito dos mais pobres acessarem o programa habitacional do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”. Desde que este governo golpista tomou de assalto a Presidência da República, dentre os inúmeros ataques aos direitos sociais da classe trabalhadora deste país, está o fim da faixa 1 daquele programa habitacional. Essa faixa 1 é justamente aquela que atende aos trabalhadores de menor renda e que garantia o seu acesso aos benefícios do programa.
No governo ilegítimo e golpista de Temer, o programa “Minha Casa, Minha Vida” só atende, agora, aos mais ricos e abastados. Desvirtuou por completo a essência básica da concepção deste programa habitacional que já foi elogiado no mundo inteiro e que, à época do governo da Presidenta Dilma, atendeu milhares de brasileiros pobres e lhes garantiu o acesso à moradia.
A justeza do movimento de acampamento do MTST na Avenida Paulista recebe, por meio desta moção, o apoio irrestrito de todos os educadores brasileiros. Pelo direito à moradia garantida por nossa Constituição! Fora Temer e todo o seu governo ilegítimo!! Pelo fim do ataque aos direitos sociais dos brasileiros!!
Brasília, 17 de fevereiro de 2017
Diretoria Executiva da CNTE