Por administrador em 13/fev/2014

Ministro da Educação anuncia novos presidentes do Inep e do FNDE



Especialista em estatística e Educação, Chico Soares dará continuidade ao trabalho de Luiz Cláudio Costa, que assumirá a secretaria executiva do ministério

O ministro da Educação, Henrique Paim, anunciou que o pesquisador mineiro José Francisco Soares como próximo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) na noite de quarta-feira (12).

Responsável pelas estatísticas e pelas avaliações do MEC (Ministério da Educação), a autarquia ganhou notoriedade nos últimos anos por ser responsável pela elaboração e realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em nota, o Inep afirma que “o novo presidente dará continuidade ao trabalho de [Luiz Cláudio] Costa, cuja gestão à frente do Instituto foi marcada pela realização exitosa e pelo aprimoramento de diversas avaliações na educação básica e superior”.

José Francisco Soares é professor aposentado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), instituição à qual ainda está ligado por meio de sua atuação no Game (Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais). Integra o comitê consultivo da Abave (Associação Brasileira de Avaliação Educacional). Chico Soares tem doutorado em estatística pela University of Wisconsin – Madison e pós-doutorado em educação pela University of Michigan – Ann Arbor.

Dança das cadeiras
Luiz Cláudio Costa assume a secretaria executiva do ministério — cargo ocupado por Henrique Paim antes da nomeação para ministro. Romeu Caputo, que capitaneava a SEB (Secretaria de Educação Básica) assumirá a presidência do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) — e Yvelise Arco-Verde fica em seu lugar em caráter interino.

Aléssio Barros fica no comando da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, no lugar de Marco Antonio de Oliveira, que segue para a Casa Civil com Aloizio Mercadante.

Fonte: Portal Terra

 

 

Imprimir