Mesmo impedidos de entrar, trabalhadores protestam na Câmara contra o PL 4.330

20150408_095406
As mobilizações contra o PL 4.330 continuam nesta quarta-feira (8), quando a Câmara dos Deputados deve votar o texto base da proposta ainda pela manhã.
No entanto, a Câmara amanheceu cercada por policiais da PM e da Polícia Legislativa, impedindo o ingresso das pessoas que desejam acompanhar a votação do projeto de lei.
Ontem (7), o pedido de urgência urgentíssima do PL 4330 foi aprovado. Para tanto, chegou-se ao cúmulo de utilizar força e truculência policial contra dirigentes e militantes CUTistas e de movimentos sociais que repudiavam o projeto em frente ao Congresso.
Sobre o assunto, o deputado Vicentinho (PT/SP) disse que “ontem foi um dia complicado, triste, mas nada diante do mal que está sendo feito para a classe trabalhadora nesta Casa. A atual composição da Câmara dos Deputados é ainda mais reacionária; e a responsabilidade desses acontecimentos é do presidente, deputado Eduardo Cunha [PMDB/RJ]. Há ordem para não deixar ninguém entrar, só o patronato”.
Diretores do Sinpro ressaltaram que estamos diante de uma demonstração do retrocesso. “A prova disso é o PL 4.330, que é a concretização da retirada de direitos, ou seja, tudo o que foi resultado de muita luta está ameaçado. Além do ataque aos direitos dos trabalhadores, vemos o cerceamento à liberdade de expressão quando nos impedem de entrar na Câmara para acompanhar a votação”.
O PL 4.330 flexibiliza as relações de trabalho, permite a subcontratação ilimitadamente e precariza o trabalho, causando prejuízos graves à classe trabalhadora e à sua organização sindical.
Os diretores do Sindicato também enfatizaram que mesmo no setor público abre-se uma possibilidade para precarizar direitos. “Veja o exemplo de São Paulo, onde as escolas estão lotadas de contratos temporários e não há previsão de novos concursos. É a política perversa do Estado mínimo e da exploração da mão de obra”.
A diretoria da CUT Brasília lembra que às 13h haverá um ato com todos os deputados federais que são contra o PL 4.330. “É importante que a partir de agora todos desçam para o Anexo II da Câmara dos Deputados para a vigilia contra o PL 4330. Compareçam!”
[nggallery id=290]