Por administrador em 03/mar/2011

Mês da mulher: Sinpro promove debates e apresentações culturais para festejar

O dia 8 de março transformou-se em uma data de reflexão e reivindicação sobre a condição feminina em todo o mundo. As vitórias e avanços em um século de luta são muitas: direito ao voto, a conquista da lei Maria da Penha, as conquistas femininas no mercado de trabalho, os espaços alcançados por elas no poder ao redor do mundo e várias outras. A presidenta Dilma Rousseff é um destes exemplos, como primeira mulher a chegar ao poder máximo da democracia brasileira. Para comemorar a data e discutir a necessidade de novas conquistas para as mulheres, o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) preparou uma série de atividades em parceria com a Secretaria de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no decorrer do mês de março.

A Coordenadora da Secretaria de Mulheres do Sinpro, Eliceuda França diz que já estão programadas várias palestras, conferências, seminários, eventos, atos políticos e programações para comemorar o Dia Internacional da Mulher. “Temos o compromisso de garantir que as conquistas legais não se tornem privilégios de poucos, mas sim direitos de todas. Vamos comemorar, mas também formar e conscientizar, pois só assim podemos combater todas as forma de violência. Nossos parabéns a todas que ousaram abrir caminhos, na  certeza de que as mulheres que não fogem à luta são cada vez mais imprescindíveis”, salienta Eliceuda.

Confira a programação:

Comemoração do dia DIA INTERNACIONAL DA MULHER E ANIVERSÁRIO DO SINPRO-DF

DIA 19 DE MARÇO DE 2011 – SÁBADO

Local: Sede do Sinpro(SIG Qd.6, Lt.2260)

19h –  ABERTURA – “Sob os pés de Afrodite” – performance  com a professora Artheme Lira

19h30 – DEBATEO empoderamento político e econômico das mulheres educadoras

Subtemas:

– Uma nova cultura para superar as desigualdades contra a mulher, com Rejane Pitanga- Deputada Distrital (PT-DF)

– Oportunidades iguais, respeito às diferenças com Jacira da Silva- Coordenadora do Movimento Negro Unificado do DF

– Igualdade de gênero na perspectiva econômica com Maria das Graças de Sousa – Diretora da Secretaria de Mulheres da CUT/DF

– Consolidando conquistas . O piso é o mínimo, com Erika Kokay –  Deputada Federal

20h30 – Premiação “Mulher Educadora/Cidadã do Mundo”-

Premiação instituída para lembrar mulheres de destaque da categoria

21h00 – Apresentação cultural: Dueto de voz e chorinho com  Mônica Costa  e Paulo Henrique (MPB e Chorinho)

21h45 – Grupo Natyê – “Agora é que são elas” (MPB, música regional, forró e performance poética)

OFICINAS TEMÁTICAS NAS ESCOLAS

Na perspectiva de fortalecer a luta no enfrentamento à violência às mulheres, a Secretaria de Mulheres Educadoras do Sinpro oportuniza o debate através de oficinas temáticas na escola

LEI MARIA DA PENHA – Uma conquista.

05/04 – CEM 04 Ceilândia

12/04 – CEM 304 Samambaia

01/04 – CEF 201 Santa Maria

Entre em contato com a nossa secretaria e agende sua escola: 3343.4235.

Ato Político pelo fim da violência contra as mulheres.

Data: 20/03/2011

Local: Galpão Cultural da Feira da Estrutural

Organizadora: CUT-DF e Sindicatos filiados

Seminário “Creche pública: Direito para as crianças, autonomia para as mulheres.”

Data: 22/03/2011

Local: CED 11 – EPNP 01/05 – Área Especial P Norte – Ceilândia

Organizadora: CUT-DF e sindicatos filiados

Seminário “Educação Integral como instrumento para autonomia das mulheres, desenvolvimento e proteção das crianças.”

Data: 23/03/2011

Horário: 9h30 às 13h

Local: CUT-DF

Organizadora: CUT-DF e sindicatos filiados

Audiência com o governador Agnelo Queiroz para entrega da pauta das mulheres.

Data: 31/03/2011

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher  e o aniversário de 32 anos do Sinpro, realizaremos um evento político-cultural no dia 19 de março, sábado, a partir das 19h. Confira a programação e compareça!