Mais 58 aposentadorias de professores são publicadas; discrepância só aumenta

Nesta segunda-feira (16) foram publicadas mais 58 aposentadorias de professores (as) da rede pública. Na semana anterior, foram 120 (119 professores e um orientador). Desde 2015, o GDF não chama o s(as) professores (as) aprovados (as) em concurso para a reposição destas vagas, portanto a discrepância só aumenta. O déficit destes profissionais já chega a 2 mil.
“Fica claro que haverá falta de professores no início do ano letivo e mais uma vez, o GDF vai suprir essa carência com professores (as) de contrato temporário, que para o governo é mais cômodo e mais barato”, diz Sílvia Canabrava, diretora do Sinpro. A diretora lembrou que só em 2016, foram 1177 aposentadorias.
E quem se aposentou agora, não está recebendo a pecúnia da licença prêmio, pois o governo só pagou para quem se aposentou até julho de 2015. “O que entendemos é que o GDF nunca colocou a educação como prioridade. Além de não investir em educação e na qualidade de ensino, ele não cumpre as leis e não valoriza os professores. É uma situação preocupante e nós do Sinpro continuamos firmes na luta para que o governo respeite a categoria”, afirma a diretora.