Livro “Migrar, Chegar e Permanecer" será lançado nesta quarta-feira (18)


Nesta quarta-feira (18/10), às 19h, acontecerá na Livraria Leitura, do Conjunto Nacional, o lançamento do livro “Migrar, Chegar e Permanecer: a construção do lugar de afeto”.
A obra é uma parceria entre os professores Temízia Cristina Lopes Lessa (doutoranda em Geografia pela UnB e professora do CEF 30 de Ceilândia) e do Profº. Dr. Fernando Luiz Araújo Sobrinho, do Departamento de Geografia da UnB.
De acordo com Temízia, o processo de regionalização, advindo do intenso processo de urbanização e de redistribuição espacial da população e das atividades econômicas, fez emergir novas modalidades de deslocamentos populacionais, particularmente entre cidades vizinhas, configurando os movimentos pendulares.
A RA Cidade Estrutural, por sua vez, teve origem a partir de movimentos migratórios marcados pela condição de pobreza de moradores oriundos do entorno do Distrito Federal e de Regiões Administrativas mais afastadas do Plano Piloto.
Nesse contexto, diz a professora, “investigamos o processo de territorialização da ‘Cidade Estrutural’, analisando os movimentos migratórios que orientaram e estruturaram seu espaço intraurbano, bem como as relações estabelecidas na dinâmica urbana do Distrito Federal. Para tanto, correlacionamos a construção de Brasília, o processo de formação do Distrito Federal e a Estrutural como uma das diversas periferias, ressaltando o seu papel na formação territorial do Distrito Federal. Identificamos, ainda, os principais agentes e atores, conflitos e questões que permeiam a sua lógica socioespacial”.
Serviço
Evento: Lançamento do livro “Migrar, Chegar, Permanecer: a construção do lugar de afeto”
Dia: 18/10/2017, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Livraria Leitura – Shopping Conjunto Nacional – 2º andar