Links de Matérias sobre Bullying

SEMINÁRIO VAI DISCUTIR SEGURANÇA NAS ESCOLAS E USO DE ARMAS
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime realiza na próxima segunda-feira (6), a partir das 9 horas, seminário para discutir o uso de armas no País, a segurança nas escolas e a prática de bullying. O presidente da Câmara, Marco Maia, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, abrirão o evento, no auditório Nereu Ramos.
Pela manhã, a discussão será sobre bullying e segurança nas escolas. Com mediação da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), haverá palestra do coordenador de Direitos Humanos do Ministério da Educação, Walisson Mauricio de Pinho, do comandante do 1º Batalhão Escolar do Distrito Federal, tenente-coronel Eduardo Leite Sousa, e de um representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:
http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=19945&tp=9)
 
BULLYING EXIGE COMBATE TOTAL
Ninguém pode menosprezar o impacto do bullying, essa praga que afeta principalmente as escolas. Se até hoje ainda é difícil enfrentá-lo, ao menos fica o consolo de que seus contornos são cada vez mais definidos. Pesquisa realizada por um mestre em Educação Física, aponta que o padrão de beleza propagado pela mídia acaba por determinar os fracos e fortes no ambiente escolar.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:
http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20110810-jornal/pdf/03.pdf)
 
LOCAL PROPÍCIO AO BULLYING
A Educação Física é uma das disciplinas escolares que mais atrai os estudantes, seja pelos esportes ou pela aula fora da sala e longe do quadro negro. Mas é nesse ambiente, que o bullying – agressão física, moral ou psicológica – pode ser reforçado entre os alunos. Pesquisa realizada por um mestre em Educação Física aponta que o padrão de beleza propagado pela mídia determina os fracos e fortes no ambiente escolar.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:
http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20110810-jornal/pdf/08.pdf)
 
QUESTÃO NEGLIGENCIADA
Apenas 12% dos alunos que sofreram bullying procuraram os professores para que eles solucionassem o problema, mas não tiveram êxito. Somente 8% dos professores interferiram e as violências diminuíram. “Infelizmente, muitos docentes têm negligenciado o problema. Mas tem havido esforço para divulgá-lo e combatê-lo por meio de ações nobres, que promovam a paz. Isso tem se materializado de diversas formas, como reuniões, encontros e seminários nas escolas para esclarecer a comunidade escolar. A ignorância é a maior aliada do bullying”, afirma Marcos Oliveira.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:
http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20110810-jornal/pdf/09.pdf)
 
AÇÃO DEVE SER CONJUNTA
“Essa tríade (agressor, vítima e espectador) é indissociável. Todos têm problemas e necessitam de auxílio. E todos têm um comportamento em comum: o silêncio! Essa postura fortalece e perpetua a violência. Isso deve acabar”, afirma Marcos Paulo Santos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:
http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20110810-jornal/pdf/09.pdf)
 
PSICÓLOGA PROPÕE CARTILHA CONTRA BULLYING PARA O MEC
A cartilha “Psiu, repara aí!”, sugerida ao Ministério da Educação (MEC) pela doutoranda em psicologia Ana Carina Stelko-Pereira, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pode ser aplicada até o fim do ano a alunos da 6ª à 9ª séries do ensino fundamental, de acordo com ela, durante apresentação feita nesta segunda-feira (11) na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade de Goiás (UFG), em Goiânia.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/07/psicologa-propoe-cartilha-contra-bullying-para-o-mec.html
 
ORIGEM DO BULLYING
Para especialistas presentes na reunião da SBPC, em Goiânia, a violência entre estudantes está muitas vezes relacionada a problemas como desestruturação familiar e falta de preparo dos professores para lidar com o mal
Goiânia — O bullying é um problema social, e não apenas uma questão ligada ao comportamento agressivo de algumas crianças. Essa é a constatação de especialistas no tema reunidos na mesa-redonda Bullying: diferentes olhares, realizada durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que termina hoje no câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG). Segundo pesquisas e observações dos especialistas, o problema tornou-se generalizado e é influenciado por diversas questões, que vão desde a violência doméstica até a falta de infraestrutura e treinamento dos professores brasileiros. A solução? Valorizar a escola como local de aprendizado e combater todas as formas de violência, mesmo aquelas que acontecem fora dos ambientes educacionais.
(Caso queira ler a matéria completa acesse:
http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=20985)
 
MATÉRIA SOBRE BULLYING NO PORTAL EDUCACIONAL
http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying/default.asp
 
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE BULLYING
http://www.portalbullying.com.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=48&Itemid=34