Leituras críticas sobre Leonardo Boff

Com a presença de Leonardo Boff, da senadora Marina Silva, de Hamilton Pereira, Nilmário Miranda e do ministro Patrus Ananias, o organizador do livro Leituras Críticas sobre Leonardo Boff , Juarez Guimarães, participa hoje, quinta-feira (02) às 19h, no Sindicato dos Bancários (EQS 314/315), de debate sobre a publicação, que analisa a obra de um dos mais importantes teóricos da Teologia da Libertação.

Nesse livro, esforço atual de reflexão sobre a obra de Leonardo Boff, encontram-se, além de uma extensa entrevista com o homenageado, ensaios com olhares diversos. No primeiro deles, João Batista Libânio, companheiro na Teologia da Libertação e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, apresenta a trajetória intelectual de Boff e as várias projeções de sua reflexão. Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social do governo Lula, por sua vez, assinala as contribuições decisivas de Leonardo Boff na renovação dos valores sociais da tradição cristã.

O teólogo e filósofo espanhol Juan José Tamayo interpreta em seu ensaio o imenso significado internacional da obra de Leonardo Boff; o desenvolvimento do tema da ecologia em Boff desde suas origens franciscanas até transformar-se na proposição de um novo paradigma (o chamado eco-socialismo) é abordado pelo doutor em Ciências da Religião Paulo Agostinho Nogueira Baptista. No texto “Um católico protestante”, o teólogo protestante Rudolf von Sinner alinha a importante contribuição de Boff para a superação do cisma histórico do cristianismo. O próprio Boff, que completa 70 anos no próximo 14 de dezembro, fecha o livro com uma entrevista concedida ao organizador Juarez Guimarães e um ensaio no qual dialoga com os autores que fizeram a leitura crítica de sua obra.

Com cerca de 89 livros publicados em quatro décadas, a obra de Boff constitui um profundo e complexo desafio à interpretação. Erudita, crítica, original, ela dialoga com vários campos do conhecimento, buscando sempre as perspectivas mais amplas. Através de sua obra, Boff, nascido em Santa Catarina, em 1938, deu expressão a um dos mais importantes movimentos do cristianismo, a Teologia da Libertação, o que lhe valeu severa punição pela dogmática conservadora do Vaticano.

Leituras Críticas de Leonardo Boff, com organização de Juarez Guimarães, é o quarto volume da Coleção Intelectuais do Brasil, lançada no início deste ano pelas Editora UFMG e Editora Fundação Perseu Abramo. Títulos da coleção já lançados: Leituras críticas sobre Boris Fausto, Leituras críticas sobre Evaldo Cabral de Mello e Leituras críticas sobre Silviano Santiago.

Ficha Técnica

Editora: Editora Fundação Perseu Abramo e UFMG
Livro: Leituras críticas sobre Leonardo Boff
Juarez Guimarães (org.)
Área: Teologia da Libertação/Sociologia
Coleção: Intelectuais do Brasil

ISBN: 978-85-7643-065-0 (Editora Fundação Perseu Abramo)
e 978-85-7041-722-0 (Editora UFMG)
Edição: 1ª
Número de páginas: 208
Preço: R$ 36, 00

Assessoria de Imprensa:
Baobá – Comunicação Cultura e Conteúdo
011 34822510 – www.baobacomunicacao.com.br
atendimento@baobacomunicacao.com.br