Lançamento do livro "Nas Asas de Brasília"

A Editora Universidade de Brasília convida para o lançamento do livro Nas Asas de Brasília: Memórias de uma Utopia Educativa (1956-1964). O lançamento acontecerá em dois dias: às 10h do dia 16 de maio, no Memorial Darcy Ribeiro (Universidade de Brasília, entre a L3 e L4 Norte, próximo ao edifício da Reitoria da UnB), e às 19h de 17 de maio, no Bar Brahma/Brasília (CLS 201, Bloco C, Loja 33). A obra é um dos produtos da pesquisa “Educação Básica Pública do Distrito Federal: Origens de um Projeto Inovador”, que vem sendo desenvolvida por uma equipe de docentes há cerca de dez anos, na Faculdade de Educação da UnB, com a finalidade de contribuir para a preservação da memória e da escrita da história dos primórdios da educação pública do Distrito Federal.
Anísio Teixeira definiu o novo modelo de educação para a Capital Federal, fundado nos princípios defendidos, desde a década de 1930, pelos chamados “profissionais da educação”, que se colocavam no campo da crítica à tradição liberal herdada do século XIX, objetivando a modernização educacional e cultural do País. Esse livro versa sobre essa história. O olhar investigativo dirigido a esse momento da história pode renovar e fortalecer os ideais voltados para uma educação pública de qualidade, perpassados por uma consciência realista das possibilidades de mudança, no contexto da luta pela construção de uma sociedade mais humana e fraterna.
É importante salientar que neste momento que os/as professores/as discutem Gestão Democrática, isonomia salarial com outras carreiras de nível superior entre outras reivindicações, a obra mostra como Brasília precisa renovar a necessidade de um ensino público de qualidade e lutar por mudanças. Outras informações a respeito do lançamento do livro pelo telefone 3035-4200.
Para ver mais, clique aqui