Lançamento de prêmio de jornalismo sindical, com ato pela democratização da mídia

Como parte das comemorações dos 30 anos de fundação e para enfatizar o protagonismo da CUT Brasília, a Central está promovendo o Prêmio Luiz Gushiken de Jornalismo Sindical e Popular.  A cerimônia de lançamento será no dia 13 de agosto, às 19h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).
O Prêmio tem como finalidade reconhecer os trabalhos de profissionais e dirigentes que colaboram para a promoção da comunicação sindical e popular, para a defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e da população excluída, para as lutas por justiça e igualdade social e para a democratização dos meios de comunicação. Além disso, procura estimular a produção e a pesquisa de estudantes universitários sobre a comunicação sindical e popular.
A premiação da primeira edição do concurso está prevista para setembro deste ano, em data e local a ser anunciado.

O regulamento do Prêmio Luiz Gushiken de Jornalismo Sindical e Popular, com categorias de trabalhos, prazo e procedimentos de inscrições, e demais informações  serão divulgados na cerimônia de lançamento e poderão ser acessados posteriormente no site da CUT.
Mais comunicação
Paralelamente, na mesma solenidade, ocorrerá a filiação coletiva da CUT Brasília e dos sindicatos filiados ao Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) – seção DF.
O presidente da Central, Rodrigo Britto, destaca que vivemos um momento relevante da luta pela democratização da comunicação, e que é necessário combater o monopólio e a manipulação da informação pelo setor empresarial. “Nesse processo, o movimento sindical é peça chave”, disse.

O FNDC busca, especialmente, a aprovação de Lei da Mídia Democrática, de iniciativa popular, visando regulamentar a Constituição em relação às rádios e televisões brasileiras. Entre outros objetivos do FNDC estão a adoção de um planejamento estratégico para a área das comunicações, com ampla participação de todos os setores da sociedade interessados, como condição para o alcance de objetivos nacionais, a construção democrática da vontade nacional, a afirmação da autonomia estratégica do país, assim como da cidadania e da dignidade humana.
Novo Portal

A CUT Brasília também inaugurará o novo Portal da entidade, com visual renovado e maior navegabilidade. A ideia é torná-lo mais dinâmico, interativo e com mais informações. Dividido em seções rapidamente identificáveis, a busca por notícias ou assuntos específicos será bastante fácil e intuitiva.

O novo Portal contará também com recursos “w3c”, o que significa dizer que ele será estruturado com tecnologias que possibilitam o acesso por todos, de qualquer lugar, a qualquer tempo e usando qualquer dispositivo, garantindo potencializar a divulgação das informações.
Secretaria de Comunicação da CUT Brasília