Jogos Escolares do DF chegam à 54ª edição

Uma história de amor ao esporte desde cedo. Assim se define a relação entre o Distrito Federal e os Jogos Escolares (JEDF). Chegando à sua 54ª edição, a competição terá sua abertura oficial nesta quinta-feira (7), a partir das 15h, no Ginásio do Cruzeiro.
O torneio começou de fato em junho, com as disputas da categoria de 12 a 16 anos. A partir de agora, com os jovens entre 15 e 17 anos, o torneio segue até outubro. Com as duas categorias, os JEDF devem reunir por volta de nove mil estudantes de 400 escolas públicas e particulares de todo o DF. São 17 modalidades em disputa. Além das 14 que compõem o programa dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), a Coordenação de Educação Física e Desporto Escolar (Cefdesc), da Secretaria de Educação do Distrito Federal, incluiu mais três: capoeira, caratê e peteca.
“O principal objetivo da secretaria é discutir o jogo como espaço que envolva valores, não apenas o confronto ou a competição de alto rendimento”, destacou o coordenador Juarez Sampaio. “Nesses eventos são expressas as práticas pedagógicas aprendidas não apenas nas aulas de educação física, mas em sala de aula também”, completou.
As disputas estão programadas para acontecer nos centros olímpicos, arenas esportivas de escolas públicas e particulares e ginásios das administrações regionais. A tabela completa dos confrontos está disponível em http://escolas.se.df.gov.br/cefdesc/gejoesc/jedf.
A expectativa é que 530 estudantes consigam índices para o Jebs. Os confrontos da categoria de 12 a 14 anos acontecem em Londrina (PR), no próximo mês. Em novembro, na cidade de João Pessoa (PB), começam os embates da categoria 15 a 17 anos. Nesse mesmo período, em São Paulo (SP), os atletas paraolímpicos participam da competição nacional.
(Da Agência Brasília)