24 de janeiro!Dia Nacional dos Aposentados

Por que dia dos aposentados?
24 de janeiro foi escolhido Dia do Aposentado porque nesta data, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estrada de ferro existentes. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal. Antes da assinatura, aconteceram fatos importantes (embora pontuais), como primeiro ato que concedeu o direito à aposentadoria aos empregados dos Correios, em 23 de março de 1888. A partir daí, sucessivas leis e decretos foram editados, mas sempre atendendo a setores específicos. Por isso, a data que representa a luta geral dos trabalhadores ficou marcada pela Lei Eloy Chaves.
O Dia do Aposentado foi instituído pela Lei 6.926/81, quando também é comemorado o Dia da Previdência Social. Segundo o Ministério da Previdência Social, o país tem 27.046.650 aposentados e pensionistas no país, regidos pelo regime geral da previdência, ou seja, que recebem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A primeira folha de benefícios paga aos aposentados e pensionistas do INSS com o salário mínimo, de R$ 510, totalizou R$ 17, 1 bilhões. Esses benefícios foram pagos entre 20 de janeiro e 5 de fevereiro de 2010, de acordo com o número do cartão dos segurados.Portanto, mova-se!
Está na hora do aposentado! Seja sindicalizado para aliar forças e ter mais representatividade. A diretoria de Aposentados do Sinpro-DF por meio da Coordenadora para Assuntos do Idoso, Isabel Portuguêz defende a valorização dos aposentados e a filiação ao sindicato de origem, considerando que essa é a forma que o cidadão tem de continuar informado e participar de articulações negociações e mobilização na defesa dos seus direitos e em defesa da valorização da sua categoria. Parabéns a todos os aposentados por sua vida de luta!