Prorrogado prazo para se inscrever no IX Concurso de Redação e Desenho do Sinpro

As inscrições para o IX Concurso de Redação e Desenho, que este ano terá como tema Água: sede de viver, sede de sobreviver, foram prorrogadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 13 de abril, no site do Sinpro. A entrega dos desenhos e redações também podem ser feitas até o dia 13 de abril na Sede do Sindicato (no SIG, das 7h às 19h) e nas Subsedes do Sinpro (em Taguatinga, Planaltina e Gama, de 8h às 17h).
Fonte de vida e recurso necessário para a sobrevivência de toda a cadeia humana, a água é um bem natural, vital, insubstituível e imprescindível para a humanidade. Apesar de tanta importância, este recurso tem sido utilizado de forma errada, o que tem impedido sua disponibilidade de uma forma sustentável para todos. Fatores como o desperdício, a poluição e a forma incorreta que muitas vezes a utilizamos nas cidades e no campo tem colaborado com a exclusão social, a pobreza e o acesso democrático à água.
É diante deste cenário e com esta grande preocupação que o Sinpro lança o IX Concurso de Redação e Desenho, que em 2018 trabalhará com o tema Água: sede de viver, sede de sobreviver. As inscrições já estão abertas no site do sindicato para os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, que poderão debater a temática na forma de redação ou desenho. A partir deste contexto os inscritos poderão sugerir formas conscientes para gerir os recursos hídricos; propor maneiras de diminuir as desigualdades em seu repasse e no acesso à agua tratada; promover seu uso de uma forma sustentável e, principalmente, encontrando soluções para acabar com a má utilização desta fonte, da qual brota a vida. As redações e os desenhos deverão ser entregues até o dia 06 de Abril de 2018, na sede ou nas subsedes do Sinpro-DF.
Para a diretora do Sinpro Rosilene Corrêa, com o Concurso de Redação o Sinpro cumpre a tarefa de levar o debate sobre a ameaça da falta de água no planeta para as escolas, discutindo um problema que afeta toda a humanidade. “O problema que estamos passando vai desde os pequenos gestos até o consumo industrial. É a minha forma de escovar os dentes, mas também de como as indústrias tratam isto”, analisa a diretora. “O objetivo é levar esta discussão para dentro das salas de aula, para despertar os estudantes e professores a pensarem a sua prática, encontrando saídas”.
As inscrições estão abertas para estudantes da Educação Infantil, de 4 e 5 anos de idade, até o Ensino Médio. Cada participante deverá fazer sua inscrição no site do sindicato, porque será gerado um código de identificação, o qual deverá ser usado para preencher a Folha da Redação ou a Folha de Desenho. Essas folhas também serão disponibilizadas pelo Sinpro. Importante lembrar que nem a redação nem o desenho serão aceitos em outro tipo de folha.
Os prêmios serão distribuídos para estudantes vencedores(as) e professores(as) ou orientadores(as) educacionais indicados(as) pelos(as) participantes. É importante observar que os(as) professores(as) que fazem parte da Comissão Julgadora não podem ser indicados(as) pelos(as) estudantes. Formada por professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública de ensino, a Comissão receberá os trabalhos sem identificação da escola, do nome do estudante ou do professor que orientou o trabalho para garantir a transparência do processo.
Os(as) estudantes da Educação Infantil, do CEE e classes especiais, bem como os(as) matriculados(as) do 1º ao 3º ano do ensino fundamental/EJA 1° e 2° semestres expressarão sua opinião por meio de desenho. Os(as) estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental/EJA 3º e 4º semestre, por sua vez, discutirão a temática na forma de redação. Já os(as) estudantes do 6º ao Ensino Médio/EJA– 2º e 3º Segmento, expressarão sua opinião por meio de desenho ou redação do tema do concurso (devem escolher apenas uma categoria para participar).
As inscrições devem ser feitas via internet para que o(a) inscrito(a) obtenha o código de participante, o qual será utilizado na Folha de Redação como único instrumento de identificação do trabalho.
O coordenador da Secretaria de Imprensa do Sinpro, Cláudio Antunes, afirma que o Sinpro tem feito um excelente investimento em proporcionar um concurso em que os estudantes da rede pública possam expressar sua opinião sobre os diversos temas que a educação do DF debate no dia-a-dia da escola. “Este concurso vem com uma temática contemporânea, sobretudo pela participação dos movimentos sociais nos debates sobre a água. Portanto, é uma forma que o sindicato encontrou de oportunizar que cada estudante e professores possam debater este tema que é imprescindível para a humanidade”, conclui Cláudio.
O Concurso de Redação do Sinpro-DF faz parte da Campanha contra a Violência nas Escolas, uma iniciativa do sindicato adotada em 2008 para ensejar, entre os(as) estudantes da rede pública de ensino, a reflexão sobre as causas, as consequências e as soluções para a violência – um problema que afeta toda a sociedade.
 
Folha Pautada 
Folha Desenho Horizontal
Folha Desenho Vertical 
Cartaz 
Regulamento