Inscrições para eleições complementares já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para os candidatos interessados em participar das eleições de direção e vice-direção de 39 escolas públicas da Secretaria de Educação do DF. Os candidatos devem se inscrever até o dia 22 de abril, junto à comissão eleitoral local da própria escola. As comissões eleitorais divulgarão a lista preliminar dos eleitores até o dia 22 de abril, próxima terça-feira, sendo que eventuais erros na lista devem ser apontados até o dia 23. No dia 24 de abril a comissão divulgará a lista definitiva dos eleitores para as eleições que ocorrem nos dias 14 e 28 de maio.

Para ser eleito(a) os(as) candidatos(as) deverão ter a maioria dos votos simples, neste caso quando se tratar de eleição com duas ou mais chapas concorrentes. Quando a eleição na unidade escolar se der apenas com apenas uma chapa inscrita, esta chapa deverá obter a qualificação SIM nos dois conjuntos de segmentos: pais/estudantes e professores/servidores. É importante lembrar que as escolas que não apresentarem chapas poderão ter suas atuais direções de escola substituídas por ato do secretário de Educação, previsto na Lei 4.751/2012.

O Sinpro acompanhará as eleições em todas as unidades escolares através da Comissão Eleitoral Central e das Comissões Eleitorais Regionais. Estas escolas receberão cartazes do Sindicato para que sejam divulgadas a data de realização da eleição.

É importante lembrar que o Sinpro já disponibilizou o manual das eleições 2014 na página do Sindicato e as comissões já podem fazer uso do material.

Os mandatos dos conselheiros e das direções eleitas em maio se encerrarão junto com os diretores eleitos em 2013, ou seja, no dia 31 de dezembro de 2016, por isto a eleição é chamada de complementar.