Por administrador em 06/dez/2013

Inscrições para cursos de licenciatura gratuitos



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu o período de pré-inscrições para as oportunidades do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Trata-se de cursos de licenciatura gratuitos, oferecidos por instituições de ensino superior parceiras da Capes.

Em 2014, serão oferecidas 37.816 mil vagas em diversos cursos de licenciatura de todo o país, na modalidade presencial. Podem concorrer docentes da rede pública que não tenham formação em nível superior ou que desejem fazer o curso na disciplina que atuam em sala de aula e para a qual não tenham a formação.

A iniciativa também acolhe os profissionais que desejam fazer a sua segunda licenciatura — docentes em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuam em área distinta da sua formação inicial — e oferece, também, formação pedagógica aos docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública de educação básica. A seleção abriga, ainda, educadores cadastrados no Educacenso na função “tradutor intérprete de Libras”.

O primeiro passo para os interessados é verificar a oferta de vagas para a sua cidade e efetuar a pré-inscrição no curso desejado na Plataforma Freire. O prazo para efetuar tal procedimento se estende até 13 de janeiro de 2014. A comprovação do exercício da docência será verificada no ato da pré-inscrição que, por sua vez, será validada na Plataforma Freire pelas secretarias de Educação Estadual ou Municipal a qual o professor está vinculado, entre os dias 14 de janeiro a 28 de fevereiro.

Os organizadores, no entanto, explicam que a pré-inscrição e a validação não garantem a matrícula do professor. A realização da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela instituição de ensino superior escolhida e do atendimento às regras do programa para a formação das turmas.

O Parfor visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica.

O acesso é realizado por intermédio da oferta de turmas especiais em cursos de Licenciatura, programas de segunda Licenciatura – ofertados somente na modalidade a presencial – e Formação Pedagógica das Instituições de Educação Superior.

Até 2012, o Parfor implantou 1.920 turmas. Há 54 mil professores da educação básica frequentando os cursos em turmas especiais do Parfor, localizada em 397 municípios do país.

Com informações da Folha Dirigida

Imprimir