Inscrições para candidatos à Gestão Democrática terminam na sexta (25)

Candidatos e candidatas que desejam participar das eleições para diretor(a) e vice-diretor(a) e para os Conselhos Escolares devem realizar sua inscrições impreterivelmente até a próxima sexta-feira (25/10). As inscrições podem ser feitas junto à Comissão Eleitoral Local (CEL) da escola na qual o candidato irá concorrer.
Na semana passada, a Comissão Eleitoral Central (CEC) definiu que professores eleitos em 2012 devem apresentar, conforme o Edital, um curso de gestão. Porém, atendendo recurso de um candidato, a CEC autorizou que cursos de gestão, com carga horária de 180 horas, realizados pela EAPE em anos anteriores sejam aceitos pelas comissões. Já candidatos não eleitos em 2012 estão dispensados de comprovar curso, pois terão que fazê-lo no caso de eleitos.
A CEC informa, ainda, que está disponível nos sites do Sinpro e da Secretaria de Educação do DF o material tutorial necessário à construção do Plano de Trabalho que os candidatos precisam para o processo eleitoral 2013. Os(as) professores(as) candidatos(as) podem utilizar este material para sanar dúvidas pertinentes à construção de suas propostas, que posteriormente deverão ser apresentadas em audiência pública na escola.
O resultado preliminar das inscrições será divulgado pelas CELs no dia 29 de outubro. Os que se inscreveram devem ficar atentos para o prazo de recurso para eventuais impugnações, que será de 29 a 31 de outubro, sendo que as Comissões Eleitorais Locais divulgarão a homologação das candidaturas no dia 1º de novembro.
A eleição tem o objetivo de definir os Conselhos Escolares, os diretores e vice-diretores para um mandato que se inicia em janeiro de 2014 e termina em dezembro de 2016. Todos os atuais diretores e vice-diretores eleitos no processo de 2012 poderão se candidatar novamente, desde que tenham sido aprovados no curso de Gestão da EAPE.
Além destes, outros(as) professores(as), orientadores(as) e servidores da Carreira de Assistência à Educação poderão participar como candidatos, desde que tenham curso superior e mínimo de três anos de carreira. Os professores(as) substitutos(as) poderão participar como eleitores e mesários, desde que estejam atuando na escola há pelo menos quatro meses antes do dia da eleição, marcada para 27 de novembro.