Inscrições abertas para o atendimento psicológico

Estão abertas as inscrições para o atendimento psicológico. Para melhor atender todos(as) os(as) professores(as) a Secretaria para Assuntos de Saúde do Trabalhador do Sinpro-DF fará uma triagem em todos os inscritos através de técnica de entrevista visando selecionar os atendimentos individuais, em grupo ou se necessitam de outros tipos de encaminhamentos. Outra novidade é com relação ao atendimento individual, que visa oferecer o acolhimento a professores que ainda necessitam de atendimento singular e fortalecimento da auto-estima para posterior ingresso nos grupos. Este tipo de atendimento contempla oito pessoas e ocorre às segundas e quintas-feiras pela manhã. Já o atendimento em grupo tem como objetivo, através do compartilhamento de situações, a sensibilização e mobilização dos professores, visando instrumentalizá-los para prevenção dos fatores que colocam em risco o desempenho e a qualidade de vida no trabalho. São atendidos 4 grupos, uma vez por semana, às quintas-feiras à tarde (2 grupos) e sextas-feiras à tarde (2 grupos).
Devido à grande procura ao programa de atenção à saúde do professor a Secretaria oferece novos dias para o atendimento dos professores em sofrimento, já que o objetivo deste programa é implantar um espaço de escuta aos professores que buscam o Sindicato para serem ouvidos e reconhecidos em sua dor. A partir do atendimento estabelece-se um nexo causal entre os fatores que o levaram ao adoecimento e o ambiente de trabalho, e através dos dados coletados sugerir práticas preventivas, visando o bem-estar físico e psíquico dos docentes. Além da abertura de novos horários para o atendimento o Programa ainda prevê medidas preventivas junto aos gestores de escolas para melhoria da saúde psíquica no ambiente escolar.
O espaço de escuta psicológica propicia ao paciente transitar por situações profissionais ainda não simbolizadas, caracterizadas pela angústia, depressão, problemas nas cordas vocais e outras doenças peculiares desta categoria. Os atendimentos são feitos na sede do Sindicato dos Professores no Distrito Federal às segundas, quintas e sextas-feiras.
Atendimentos em grupo – Serão quatro grupos com até 10 participantes cada um. Atualmente o horário de atendimento tem sido às quintas e sextas no período da tarde.
Atendimento individual – A fim de oferecer o acolhimento a professores que ainda necessitam de atendimento singular e fortalecimento da auto-estima para posterior ingresso nos grupos. O atendimento individual contemplará 8 pessoas e tem atendido às segundas e quintas-feiras das 8 às 12h.
As inscrições e/ou informações podem ser feitas pelos telefones 3343-4211 (Jane), 3343-4212 (Edna), 3388-5177 (Paulo), 3562-4856 (Mariah e Rita) e 3556-9105 (Jesus).