Inscrições abertas para o 1º Festival de Música do Sinpro

Os festivais de música marcaram uma época de ouro no Brasil, revelando alguns dos maiores nomes da música brasileira. É com essa pitada de saudosismo, entusiasmo e expectativa que o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) lança o primeiro Festival de Música do Sinpro.
Poderão inscrever-se no Festival de Música estudantes, professores e orientadores da rede pública de ensino (compositores, autores e intérpretes que estejam regularmente matriculados ou trabalhando nas escolas de todo Distrito Federal). No caso de grupo musical, é necessário que pelo menos um integrante seja, comprovadamente, membro da rede pública de ensino. As inscrições, que são gratuitas e começaram no dia 30 de setembro, podem ser feitas por meio de um link disponibilizado na página do Sinpro. Basta o (a) interessado (a) imprimir a ficha de inscrição (ao final deste texto), preenchê-la e entregá-la na sede do Sinpro ou nas subsedes. O regulamento do festival está disponível ao final deste texto (confira). A iniciativa é da Secretaria de Assuntos Culturais do Sindicato.
Audições – As audições ocorrerão em novembro e dezembro deste ano e a culminância do festival será em abril de 2016, em comemoração ao aniversário do Sinpro.
A 1ª fase da seleção será efetuada por uma Comissão de Triagem, composta por pessoas reconhecidamente ligadas ao meio musical, indicadas pelo Sinpro. Essa comissão selecionará de 25 artistas/grupos musicais para participarem da fase eliminatória. Na fase semifinal serão selecionadas até 15 grupos musicais, que irão concorrer na fase final. As 15 composições musicais classificadas para a fase final serão integradas a grade de programação da Rádio Comunidade.
Segundo o diretor Marco Aurélio, coordenador da Secretaria de Assuntos Culturais do Sinpro, o Festival de Música tem por objetivo incentivar a cultura. “O objetivo deste festival é despertar o interesse dos alunos para a música, descobrir novos talentos e incentivar a cultura”. A diretora Elaine Amâncio complementa dizendo que o Festival atende os interesses de uma parcela da categoria. Ela ainda revela que tais atividades pedagógicas possuem potencial considerável no processo de revelação de talentos, formação de plateia, elemento de combate à violência e ao preconceito nas escolas e comunidades, além da valorização dos indivíduos e possibilidade de integração social com resgate da autoestima individual e comunitária.
“Este festival representa uma tentativa diferenciada de aproximar estudantes e professores de atividades lúdicas, mas que trabalhem a interação cultural das cidades. Este é mais um projeto da Secretaria de Cultura, que além de prazeroso visa resgatar a cultura da música dentro das escolas, bem como a interação das várias unidades de ensino sem deixar de projetar os novos talentos para além dos muros das escolas, uma vez que as melhores canções serão amplamente divulgadas”, finaliza.
Confira abaixo o Regulamento do 1º Festival de Música do Sinpro e os termos que devem ser preenchidos por estudantes e professores. Todos os documentos devem ser enviados com cópias do RG e CPF dos pais, além dos documentos dos alunos.
REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE MÚSICA DO SINPRO
TERMO DE RESPONSABILIDADE DA OBRA INSCRITA
AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E VOZ
DECLARAÇÃO DE OBRA NÃO VENCEDORA
DECLARAÇÃO PARA EXECUÇÃO PÚBLICA EM SITE NA INTERNET
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PAIS OU RESPONSÁVEIS
FICHA DE INSCRIÇÃO
 
Mais informações nos telefones 3343-4200 e 3343-4209.