Inscrições abertas para cursos de graduação 1ª e 2ª licenciatura

Já estão abertas as inscrições para os cursos de segunda licenciatura para professores(as) classe B, e curso de Pedagogia para professores(as) de classe C. As inscrições na Plataforma Freire para os cursos de Segunda Licenciatura em Letras, Matemática, História, Geografia e Ciências podem ser feitas até o dia 18 de março. As vagas são destinadas aos professores MGB – Classe B, e professores de cursos de áreas extintas. Já os interessados no curso de Segunda Licenciatura em Dança, destinado aos profissionais da disciplina Arte, também podem se inscrever até o dia 18 de março. O curso será ofertado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) na modalidade presencial e o professor precisa estar em regência com a disciplina escolhida.

Para se inscrever os docentes devem realizar seu cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br), e estar cadastrado no EducaCenso na função docente da rede pública de educação básica. A efetivação da matrícula está condicionada à comprovação dos requisitos para a participação e às normas e procedimentos acadêmicos da Instituição de Educação Superior (IES). Os cursos serão ofertados no horário de trabalho do(a) professor(a) (na coordenação pedagógica).
As graduações oferecidas fazem parte dos esforços do Sinpro, que nos últimos anos tem cobrado do GDF a formação inicial e continuada da categoria, e ainda participa do Fórum Permanente de Formação Docente discutindo os projetos nacionais de formação do professor para a nossa rede de ensino. A estimativa é que graças à Política Nacional de Formação de Professores, estabelecida nos estados e municípios pelo Ministério da Educação, cerca de 70 professores da rede de ensino do DF concluam o curso de Licenciatura em Dança neste primeiro semestre.
Outras informações pelo site www.eape.se.df.gov.br, ou pelo e-mail: licenciatura.eape@gmail.com.
 
 
Cursos que serão ofertados/pré-requisito:
Pedagogia – Primeira Licenciatura/UnB:
Professores efetivos, concursados como Classe “C”. Os candidatos devem estar em regência de classe.
Dança – Segunda Licenciatura/IFB:
Professores efetivos, concursados como Classe “B”. Os candidatos deverão estar em regência de classe na disciplina Arte ou Música. O curso se apresenta como uma das possibilidades de formação para os profissionais que deverão atuar com os conteúdos de música, na implementação da lei nº 11.769, dentro do currículo de arte, entendendo a dança como uma das linguagens musicais.
 
Letras, Matemática, História, Geografia e Ciências – Segunda Licenciatura/UnB:
Professores efetivos, concursados como Classe “B” que atuam no componente curricular pleiteado, bem como professores de Disciplinas Extintas. Os candidatos devem estar em regência de classe.
Com informações da EAPE