Inscrições abertas para a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Seguem até 31 de março as inscrições para a décima primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Podem participar alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e de todo o período do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas pelas escolas, por meio do site da Olimpíada.
Na edição de 2015 serão distribuídas 6,5 mil medalhas, sendo 500 de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze, além de menções honrosas. As Olimpíadas serão divididas em duas etapas. No dia 2 de junho, acontecem as provas da primeira fase. Os alunos classificados farão a prova da segunda fase no dia 12 de setembro, e os resultados serão divulgados no site da Olimpíada no dia 27 de novembro.
Os 6,5 mil medalhistas da OBMEP 2015 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que será realizado ao longo de 2016. Além de premiar os estudantes com melhor desempenho na prova da segunda fase, a OBMEP também premia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos seus alunos.
Promovida com recursos dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a Olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.
(do Zero Hora)