Iniciativa do Sinpro provoca primeira reunião entre GDF e Geap

Uma iniciativa da diretoria colegiada do Sinpro-DF para instituir um plano de saúde para a categoria ensejou, na sexta-feira (15/4), a primeira reunião entre a Geap Autogestão em Saúde – uma das mais importantes operadoras de planos de saúde do Brasil – e o Governo do Distrito Federal  (GDF). O GDF e a Geap reuniram-se para discutir a viabilidade de uma proposta possível para a adesão da categoria do magistério público ao plano de saúde.
Na reunião, representantes do GDF comprometeram-se a enviar dados detalhados do perfil da carreira, como, por exemplo, o número de professores(as) e de pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais e demais informações, para que a Geap elabore uma proposta completa a ser debatida também com o Sinpro-DF. “A partir de então o sindicato fará parte dessa discussão com o objetivo de construir o plano de saúde da categoria”, afirma Rosilene Corrêa, diretora de Finanças do Sinpro-DF.
MOROSIDADE
A morosidade do GDF em apresentar uma proposta de plano de saúde para a categoria, conforme acordo firmado em novembro de 2015, levou a diretoria colegiada do sindicato a procurar os gestores da Geap Autogestão em Saúde na terça-feira (12/4).
A reunião teve como objetivo a discussão de uma proposta que atenda ao pleito da carreira do magistério público do DF. Durante o encontro, representantes da operadora do plano de saúde comprometeu-se a analisar o perfil da categoria para apresentar uma proposta a ser debatida entre a Geap, o GDF e o Sinpro-DF.
A comissão de negociação do sindicato decidiu se antecipar e procurar a empresa porque a obtenção de um plano de saúde, juntamente com o cumprimento da tabela salarial, é uma das principais demandas da categoria, principalmente porque se trata de um segmento do funcionalismo distrital com alto nível de adoecimento.
No entendimento da diretoria, “apesar dessa realidade, o GDF insiste em não estabelecer uma política que atenda a essa demanda para reduzir os problemas de saúde que afetam a categoria”.