III Seminário de Orientadores(as) Educacionais

A Secretaria de Política Educacional do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) promove, nos dias 3 e 4 de setembro, o III Seminário de Orientadoras e Orientadores Educacionais, fomentando a discussão sobre o tema: “O Papel do(a) Orientador(a) Educacional na Educação Básica”. A programação será realizada no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI).
O seminário terá abertura às 8h com um café da manhã de recepção aos participantes e em seguida, às 9h, abertura com o diretor do Sinpro-DF e professor orientador educacional da Secretaria de Estado de Educação, Francisco Raimundo Alves (Chicão). Durante os dois dias serão oferecidos palestras e grupos de trabalho distribuídos nos dois dias de seminário. “O seminário tem como objetivo proporcionar aos orientadores(as) a construção do debate das políticas públicas em torno da orientação educacional”, comenta Chicão, ressaltando que entre outros temas serão discutidos o papel do orientador educacional, sua relação com as famílias dos estudantes e qual pode ser sua participação no combate à violência nas escolas.
O seminário ainda contará com a presença de diretores do Sinpro, professores, coordenadores e representantes dos governos federal e distrital. “É uma oportunidade para discutirmos de maneira franca os rumos e desafios de nossa profissão”, finaliza Francisco Raimundo.
Confira a programação completa:

03/09 (quinta-feira)
8h – Café da manhã
8h30 – Relançamento do livro: Paranoá em quadros e versos, um outro olhar sobre Brasília
9h – Abertura com apresentação cultural: grupo Antigos Mestres da Capoeiragem
Mesa de abertura: “O Papel do(a) Orientador(a) Educacional na Educação Básica”
Sinpro-DF: Francisco Raimundo Alves, diretor do Sinpro-DF e professor orientador educacional da Secretaria de Estado de Educação;
CNTE: Denílson Bento da Costa, diretor do Sinpro e secretário geral da Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE);
MEC: Francisco das Chagas, secretário executivo adjunto do Ministério da Educação.
SEEDF: Adriana Regina de Mello P. Miller, pedagoga e mestre pela Universidade de Brasília (UNB), chefe de Núcleo de Apoio Pedagógico de Orientação Educacional (NAPOE).
10h30 – Palestra: “O orientador(a) Educacional inserido no Movimento Sindical”.
Palestrante: Antônio de Lisboa Amâncio Vale – Diretor do Sinpro-DF e professor da SEEDF.
12h – Almoço
14h – Palestra: “O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA”.
Palestrante: Érika Kokay – Deputada Distrital.
Palestra: “A importância do Orientador/a Educacional na Adaptação Curricular”.
Palestrante: Paula Fernanda de Melo Rocha – Pedagoga pela UNB e mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
Palestra: “O Orientador(a) Educacional e a Violência nas Escolas”.
Palestrante: Vânia Rego – Mestre em Gestão de Políticas Públicas Educacionais pela UNB e articuladora do Centro de Regência de Alfabetização da SEEDF.
15h30 – GT’s
17h – Plenária
18h – Encerramento

04/09 (sexta-feira)
8h – Café da manhã
9h – Palestra: “O Papel do Orientador(a) Educacional da Educação Básica”.
Palestrante: Helena de Freitas – Coordenação Geral de Formação de Professores SEB-MEC.
Palestra: “O Trabalho do Orientador(a) Educacional com as Famílias”.
Palestrante: Ileno Izidio da Costa – Professor adjunto do Departamento de Psicologia Clínica e Coordenador do Centro de Atendimento e Estudo da UNB.
10h30 – GT’s
12h – Plenária Final

Organização da Secretaria de Políticas Educacionais do Sinpro-DF