II Colóquio Internacional de Psicologia do Conhecimento

A Universidade de Brasília realiza nos dias 28, 29 e 30 de maio, o II Colóquio Internacional de Psicologia do Conhecimento – Educação Inclusiva, Matemática e Práticas Escolares. O evento, que será realizado no Campus Darcy Ribeiro, se fundamenta em dois aspectos básicos da relação entre educação inclusiva e cidadania. O primeiro diz respeito à consideração de que a educação inclusiva supõe a conexão interna entre a noção moral de dignidade humana e a concepção jurídica dos direitos humanos. O segundo aspecto entende que tal conexão deve se traduzir em práticas escolares visando a promoção do desenvolvimento de comunidades inclusivas e a rejeição das discriminações.

O evento promoverá o debate sobre a prática e a pesquisa voltada para a educação inclusiva e sobre a prática psicopedagógica para o desenvolvimento de competências matemáticas de cegos, surdos, cegos surdos e deficientes intelectuais; e tem como desafio buscar caminhos para transformar os sistemas de educação e as práticas escolares do cotidiano institucional e, em particular, “as práticas do ensinar e do aprender matemática”.

As inscrições são gratuitas e limitadas, e o evento ocorre na conjunção entre ensino, pesquisa e extensão, visando agregar estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação stricto senso e lato senso, pesquisadores, profissionais, professores, professores de matemática e demais interessados.

A programação completa está disponível no site http://coloquio2psiconhecimento.com.br/