Governo federal atende trabalhadores rurais e equipa prefeituras

No próximo dia 27, municípios que integram quatro Territórios da Cidadania receberão do governo federal caminhões com caçamba. A medida atende reivindicação e pressão dos trabalhadores rurais sobre o governo federal. A solenidade da entrega dos equipamentos será realizada na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag, às 9h.
“A reivindicação é antiga dos Territórios da Cidadania e a presidenta Dilma Rousseff universalizou o atendimento dela através do PAC 2”, explica o assessor técnico da delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Goiás, João Bertolino.
Os municípios do Distrito Federal com até 50 mil habitantes estão contemplados na entrega dos caminhões. “A reivindicação foi levada ao governo federal através dos Conselhos de Desenvolvimento Rural, formados paritariamente por representantes da sociedade civil e do governo. Cada município tem um Conselho desses. Daí, a pauta vai para o Colegiado Territorial, que também é formado 50% pela sociedade civil, 50% pelo governo. Este Colegiado representa um grupo de municípios”, explica Lucindo Alves, diretor administrativo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do DF e Entorno – Fetadfe e representante da Contag.
O DF pertence ao Território da Cidadania de Águas Emendadas. Estes territórios são aglomerados de municípios, divididos pelo governo federal, com objetivos promover o desenvolvimento econômico e rural e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. O Território das Águas Emendadas abrange o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, somando uma área de 37.721,70 Km² e é composto por 11 municípios: Água Fria de Goiás, Cabeceiras, Formosa, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Planaltina, Vila Boa, Brasília, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí.
Secretaria de Comunicação da CUT Brasília