Convocação de professores(as) é adiada para quarta-feira (11)

O Sinpro foi informado nesta segunda-feira (09), pelo Palácio do Buriti, que o governador Agnelo Queiroz teve de transferir a assinatura do ato de nomeação dos candidatos aprovados nos últimos concursos públicos para quarta-feira (11). A assinatura seria feita nesta terça-feira (10), mas teve de ser adiada devido a uma reunião de urgência do governador em São Paulo.
A nomeação dos professores aprovados nos concursos de 2010 e 2014 foi uma resposta à reunião realizada na última segunda-feira (02) entre a Diretoria Colegiada do Sinpro e o governador Agnelo Queiroz.
Durante o encontro do dia 02 de junho o Sinpro apresentou a necessidade de contratação de professores no número suficiente para suprir a demanda, uma vez que a rede de ensino carece de milhares de professores e professoras de diversas disciplinas. Além desta necessidade, a convocação é importante para fortalecer as reivindicações pelo usufruto da licença-prêmio e a garantia de coordenadores(as) pedagógicos(as) em todas as escolas na quantidade prevista.
A convocação deve garantir professores(as) em todas as salas de aula de forma que também garanta aos professores do quadro o gozo de seus direitos, dentre eles a redução de 20% de regência de classe e coordenadores pedagógicos em todas as escolas na quantidade prevista.
Atualmente a rede pública está com número muito alto de contratações temporárias, que ocorreu devido à falta de professores concursados no banco de cadastro reserva de diversas disciplinas. O Sinpro alerta para a necessidade de que a contratação temporária deve ocorrer apenas para suprir carências provisórias, de forma que o GDF deve preencher todas as carências definitivas (aposentadoria, exonerações, criação de novas escolas) com concursados.
 
Homologação do concurso público

Durante o encontro realizado no dia 02 de junho o governador Agnelo homologou o concurso público que coloca à disposição da Secretaria de Educação do DF mais de 5.600 professores(as) no cadastro de concursados. A homologação foi publicada no Diário oficial de terça-feira (03). Clique aqui e confira o edital.

Na mesma ocasião a Comissão de Negociação do Sinpro entregou a nova pauta de reivindicações da categoria, construída durante assembleia geral realizada no dia 7 de maio.