Ginástica das Quadras:um programa de sucesso!

  Um diferencial na educação. Assim pode ser definido de maneira simples o Programa Ginástica nas Quadras. Muito mais do que um projeto de governos é uma iniciativa que vem transformando a vida de muitas famílias em todo Distrito Federal. A regulamentação veio por meio da Lei nº 543, de 23 de setembro de 1993 e do Decreto nº 18.368 de 26 de junho de 1997 com o nome: Programa Escola Comunidade/Ginástica nas Quadras, que especifica claramente o objetivo do projeto; o de envolver a comunidade escolar nas atividades físicas, sociais e culturais extrapolando os muros das escolas.
Dados recentes revelam que cerca de 12 mil pessoas de todas as idades são atendidas nas 14 regionais de ensino durante todo o ano. Uma história de 25 anos em que os profissionais de educação física, servidores da Secretaria de Educação, vem escrevendo com a presença da comunidade. Muito mais que um projeto educacional o Ginástica nas Quadras é um programa que vem consolidando a melhoria da qualidade de vida da população com vínculos de cooperação social. As atividades integradas entre escola pública e a comunidade vaio além dos limites das escolas e hoje abrange praças, postos de saúde, clubes comunitários e espaços públicos que favorecem a vida das pessoas.
O retorno positivo do Programa Ginástica nas Quadras além de comprovado é notável, são inúmeros benefícios que revertem a favor da comunidade escolar, que não podem ser mensurados simplesmente em cifras numéricas. O impacto positivo vem somando as conquistas por uma sociedade com melhor qualidade de vida no DF.
A intenção do GDF em transferir o programa para outras secretarias, além de um equívoco é uma afronta a todos que o desenvolvem. O Sinpro-DF(Sindicatos dos Professores no Distrito Federal), apóia e defende veementemente a manutenção na íntegra do programa junto à SEEDF. Lamentamos a possibilidade da existência dessa proposta e juntos aos profissionais de educação física da Secretaria de Educação do DF, devidamente credenciados para suas funções, fazemos coro para que o programa tenha continuidade como vem sendo implementado, com sucesso absoluto e uma referência nacional.
Veja o vídeo sobre o progama: