GDF realiza compra de novos ônibus escolares

O Governo do Distrito Federal adquiriu 106 ônibus, dos quais serão 74 veículos para Educação Integral e 32 microônibus que são adaptados com elevadores e área para cadeirantes da Educação Especial. Segundo o GDF, 50% dos recursos para a compra é proveniente do Programa “Caminho da Escola”, implantado pelo FNDE/MEC.
 
Os veículos irão atender cerca de 39 mil alunos que atualmente utilizam o transporte escolar da Secretaria de Educação. Serão beneficiados os estudantes da zona rural, das cidades que não possuem linhas tradicionais de ônibus, das escolas em reconstrução e os 6 mil alunos da Educação Integral que precisam deslocar-se para os espaços que ocorre parte das atividades.
 
O Sinpro/DF ressalta que esse número de veículos ainda não comporta a demanda de alunos a serem transportados. Além disso, o sindicato alerta que é preciso solucionar o problema dos alunos do turno vespertino da Educação Integral, que perdem até duas horas de aula por utilizarem o mesmo transporte dos estudantes do turno matutino.
 
Os primeiros transportes chegaram em junho e julho deste ano e estão na garagem da TCB para esperar a organização da gestão e operacionalização dessa frota, que será feita pela Sociedade de Transportes em parceria com a Secretaria, conforme verifica-se no decreto nº 34.528, de 25 de julho de 2013.
 
Além disso, os ônibus terão monitores e motoristas treinados pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran). Outras ações relacionadas ao decreto já foram tomadas, como a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria e a TCB.
 
A expectativa é que a TCB comece a operar nas próximas semanas, tempo necessário para que possa fazer concluir o planejamento da operação e das contratações de mão-de-obra, combustível, estoque de peças, ferramenta, entre outras.
 
Caminho da Escola
Criado em 2007, o Caminho da Escola tem como objetivo renovar e padronizar a frota dos veículos, assegurando mais qualidade e segurança ao transporte dos estudantes, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
 
O programa visa também à padronização dos veículos de transporte escolar, por meio do Registro de Preço Nacional (RPN), reduzindo os preços dos veículos e oferecendo maior transparência nessas aquisições.
 
Desde 2008, o governo federal investiu quase R$ 4 bilhões na aquisição de mais de 21 mil ônibus escolares para 4.557 municípios de todas as regiões.