GDF quer destruir projeto ambiental do CEF 412 de Samambaia

drone 2Para construir uma creche no terreno do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 412 de Samambaia, a Secretaria de Educação do DF (SEDF) quer destruir o projeto socioambiental desenvolvido há 4 anos pela comunidade escolar.
Professores e professoras do CEF protestam contra a intenção do GDF, por se tratar de uma área da escola que foi reflorestada e que hoje conta com um verdadeiro pomar e uma minifloresta, com espécimes como pau-brasil, ipês, entre outras.
A comunidade escolar também argumenta que em momento algum a SEDF convocou a direção do CEF para discutir a construção da creche. A professora Maria da Glória Alves de Oliveira, que atuou na escola durante 13 anos e foi uma das idealizadoras do projeto, diz que ninguém é contra a creche, só que uma outra creche já está em fase de acabamento ao lado do CEF.
Outro problema, em relação ao terreno da escola, é que o portão de entrada dos alunos ficava voltado para as casas da quadra. Após um abaixo-assinado com 6 mil assinaturas, a entrada foi trocada para a área que está em risco. Com a construção da creche, o portão de acesso teria que voltar a ser o anterior, causando problemas para a comunidade.
Docentes do CEF querem que a Secretaria de Educação repense sobre a construção da creche, que danificaria o projeto ambiental e geraria problemas com a entrada dos mais de 1.300 alunos. A professora Maria da Glória, que mesmo aposentada continua dando assistência ao projeto agroflorestal, argumenta que a escola também necessita de melhorias na sua infraestrutura, já que sequer conta com uma quadra coberta ou com um laboratório.
Segundo a professora, se a construção da creche for realmente necessária – já que em breve será inaugurada a outra que fica ao lado –, a SEDF deve se reunir e negociar com a comunidade escolar uma nova opção que não ponha em risco o projeto ambiental.
Para registrar as imagens do projeto agroflorestal, além de fotos, o Sinpro se utilizou de um drone para fazer a filmagem aérea do local e comprovar a importância e a qualidade do projeto ambiental.
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