GDF dá com uma mão e BRB desconta arbitrariamente com outra

Somente após ser duramente criticado nas redes sociais – só a Fanpage do Sinpro teve cerca de 100 mil visualizações e mil compartilhamentos de uma campanha de protesto – às 17h deste domingo (1º/2) o Banco Regional de Brasília se pronunciou por meio de nota sobre o absurdo que praticou na sexta-feira passada (30/1). As hastags #‎ProfessoresMerecemRespeito‬ e ‪#‎BRBaproveitador‬  tomaram conta das mídias.
 

hastag_sinpro

O fato é que, naquela data, quando o GDF depositou a primeira parcela do adicional de férias dos servidores efetivos da Educação e um valor para os professores temporários, o banco simplesmente procedeu ao desconto de empréstimos e antecipações tomados pelos sevidores – inclusive debitou valores que só poderiam ser descontados quando os salários entrassem, em fevereiro.
O resultado foi o caos, com servidores vendo as contas zeradas e tendo que contrair mais empréstimos para suprir minimamente as necessidades básicas de suas famílias.
A diretoria do Sinpro considera “um absurdo o que o BRB fez; uma falta de respeito, principalmente nesse momento em que professores(as) se encontram sem dinheiro sequer para o básico”.
Diante da nota emitida pelo BRB, o Sindicato orienta aos(às) professores(as) que tiveram esses descontos a procurar as gerências do banco, já na segunda-feira, para pedir o estorno desses valores – pagos de forma antecipada e irregular.
Vale lembrar que o Sinpro já ingressou com ação judicial contra o GDF acerca de danos morais e bancários, como este, ainda na primeira quinzena de janeiro, de forma que os(as) professores(as) devem guardar os extratos bancários para comprovar eventuais danos.
A nota informativa do BRB, divulgada no Facebook da instituição, diz o seguinte:
“Em referência ao crédito das férias realizado nesta sexta-feira (30/01), o BRB informa que quaisquer inconsistências identificadas serão sanadas. Informamos, ainda, que todos os gerentes do banco, por meio de sua rede de agências, estão envolvidos para trazer as melhores soluções para seus clientes.
O BRB reforça que nenhum cliente será prejudicado e que manterá todos informados, nesta segunda-feira (02/02), por meio de sua Assessoria de Imprensa. Banco de Brasília”