Ganhadores do Prêmio Luiz Gushiken serão conhecidos no dia 13 de outubro

Com mais de uma centena de inscrições, a primeira edição do Prêmio Luiz Gushiken de Jornalismo Sindical e Popular entra na sua fase final.
Os trabalhos inscritos já estão com a Comissão Julgadora, composta por pro fissionais de reconhecida competência. A premiação ocorre no dia 13 de outubro, às 19h, no Teatro dos Bancários. Uma relação com os três finalistas de cada categoria será divulgada no dia 6 de outubro, uma semana antes da entrega dos prêmios.
“A alta adesão ao Prêmio demonstra a força da CUT, o crescimento da atenção à comunicação dos trabalhadores e a crença da sociedade em um sindicalismo moderno, sintonizado com seu tempo, reafirmando as bases de sua fundação, ou seja, defender os interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora, como melhores condições de vida e trabalho, sendo uma organização classista, autônoma e democrática”, disse o presidente da Central, Rodrigo Britto.
Segundo o diretor de Comunicação da CUT Brasília, Marco Junio, o Prêmio Gushiken revigora a Central no seu 30º aniversário. “Não esperávamos esse número de inscritos, por ser um Prêmio inédito; estar começando. Foi uma surpresa para lá de agradável e nos traz a sensação de que estamos no caminho certo, desenvolvendo as políticas corretas para a construção da comunicação dos trabalhadores. Se o nosso trabalho é bem feito, qualificado e surte efeito, a sociedade corresponde. Quanto mais organizada for nossa comunicação, melhor e maior será esta resposta da classe trabalhadora”.
Divididos em oito categorias – Artes, Fotografia, Televisão e Vídeos, Rádio, Jornalismo impresso, Internet, Especial e Produção estudantil – a Comissão Julgadora indicará os três melhores trabalhos. Entre os oito ganhadores finais (um por categoria), será escolhido o vencedor geral e um segundo colocado.
O primeiro ganhará viagem para Porto Seguro, com estada de uma semana , direito a um ou uma acompanhante e despesas pagas (passagens aéreas, alimentação e deslocamentos), mais um prêmio em dinheiro. O segundo colocado receberá prêmio em dinheiro. Já a Comissão Organizadora escolherá e premiará apenas um dos trabalhos indicados por categoria.
Iniciativa da CUT Brasília como parte das comemorações dos seus 30 anos de fundação, o Prêmio tem como finalidade reconhecer os trabalhos de profissionais e dirigentes que colaboram para a promoção da comunicação sindical e popular, para a defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e da população excluída, para as lutas por justiça e igualdade social e para a democratização dos meios de comunicação. Além disso, procura estimular a produção e a pesquisa de estudantes universitários sobre a comunicação sindical e popular.