Fórum Radical de Mídia e Juventude

No dia 20 de junho de 2009, o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) estará tomado por jovens de todos os cantos do Distrito Federal. A Fundação Athos Bulcão, com o apoio do Unicef, irá realizar o Fórum Radical de Mídia e Juventude que se caracteriza como uma oportunidade de participação, mobilização e encontro de jovens, grupos culturais, movimentos sociais e instituições que atuam na área de comunicação.
Pensado e produzido por jovens e para jovens, o Fórum será um espaço aberto de diálogo, troca e consolidação de conhecimentos e equipamentos para a promoção de informação qualificada. A idéia surgiu a partir do projeto Jornal Radcal, que é uma das ferramentas mais criativas e potentes de contato com a juventude das escolas públicas do Distrito Federal. Não perca, faça a sua pré-inscrição e participe!!!
Nesta primeira edição do Fórum Radical de Mídia e Juventude o tema da discussão será o jovem e o seu papel na construção de uma comunicação mais democrática e participativa. O tema principal do encontro – “O que tem por aí?” – descreve a proposta de mapear e discutir as diversas iniciativas e meios de fazer circular informação neste início de século XXI. Busca-se, a partir desta temática, provocar a reflexão do que fazer com a quantidade de informação circulada e de como a produção independente do próprio jovem, qualificada e autônoma, pode contribuir com sua comunidade e transformá-la.
Serão realizadas ações pontuais que promovam a divulgação e a reflexão das 8 metas do milênio, como a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão enviados as vítimas das enchentes no Nordeste e a reciclagem do lixo produzido no fórum, dentre outras ações específicas. Os participantes terão a oportunidade de participar de mesas-redondas, debates, oficinas, ciclo de filmes, exposições, e palestras com importantes nomes do cenário nacional como o jornalista Rafael Cortez do CQC. Haverá ainda a produção de uma carta que será produzida e assinada por todos os participantes e organizações que indica as propostas/reinvidicações da juventude do Distrito Federal para a I Conferência Nacional de Comunicação, a ser realizada no segundo semestre de 2009, em Brasília. Em caráter inédito, será lançada a 28ª edição do Jornal Radical.

CONTATOS:
Fórum Radcal de Mídia e Juventude
E-mail: forum@jornalradcal.com.br
Inscrições: www.jornalradcal.com.br
(61) 3322-7801