Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas

A Ação Educativa da Exposição Séculos Indígenas no Brasil realiza, em junho, no auditório do IESB e na EAPE, o Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas. O evento é dirigido aos professores das redes pública e privada de ensino do Distrito Federal e tem por objetivo preparar e estimular os educadores frente ao desafio de desenvolver, em sala de aula, uma abordagem crítica e criativa de assuntos relativos à cultura e história dos povos indígenas no Brasil. O primeiro módulo do Fórum foi realizado em outubro de 2009, nas dependências da FUNAI, em Brasília, e contou com a participação de cerca de 200 professores da rede pública do DF. O segundo módulo, que será realizado em Junho de 2010, integra o programa de atividades da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE).
Nesse sentido, a Ação Educativa considera necessária a inclusão da temática indígena nos currículos escolares (Lei Nº 11.645/2008 ao disposto pela Lei Nº 10.639/2003). Para o Módulo II do Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas estão convidados os professores dos ensinos fundamental e médio, mesmo aqueles que não participaram do Módulo I. Aos que não participaram pela primeira vez, recomenda-se não perder as palestras oferecidas no dia 16 de junho, a fim de que tenham acesso à fala de lideranças indígenas, conteúdo oferecido no Módulo I desta atividade.
Durante o evento ainda serão oferecidos debates, dinâmicas e laboratório de desenvolvimento de planos de aula. As inscrições são gratuitas e os professores da rede de ensino pública podem se inscrever de 31 de maio a 14 de junho nas Diretorias Regionais de Ensinos (DREs). Para os professores da rede particular e à comunidade interessada as inscrições podem ser feitas pelos telefones 3342-1157/ 3344-1154 e 3342-1156.
Programação:
16 de Junho: 8h30 – 12h e 14h-18h, palestras no auditório do IESB, na 613/614 Sul.
17 e 18 de Junho: 8h30-12h30 e 14h-18h, oficinas na EAPE da 907 Sul.
Palestrantes: Álvaro Tukano (líder indígena da etnia Tukano e idealizador do Projeto Séculos Indígenas no Brasil); Américo Córdula (Secretário da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Minc); André R.F. Ramos (indigenista, historiador e técnico da Coordenação Geral de Educação da FUNAI); Cristovam Buarque (Senador da República e Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH)); Édison Hüttner (Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Indígena (PUCRS) e Professor Doutor da PUCRS); Frank Coe (Cineasta e Coordenador geral do Projeto Séculos Indígenas no Brasil); Fernanda Jófej Kaingang (Advogada indígena, Mestre em direito público pela UnB e Diretora Executiva do INBRAPI); Marcelo Aguiar dos Santos Sá (Secretário de Educação do DF) e Zaqueu Kaingang (Líder indígena da etnia Kaingang e Bacharel em pedagogia pela UFRGS).