Festival Interescolar de xadrez mobiliza estudantes do DF

A Secretaria de Educação (SEDF) promove, neste sábado, a partir das 8h30, o Festival Interescolar de Xadrez 2014, em parceria com a Mearas – Escola de Xadrez, no Colégio Leonardo da Vinci, localizado na Asa Norte. O evento foi planejado para ampliar o interesse pela modalidade entre os estudantes da Educação Básica das escolas públicas e particulares do DF.
O objetivo é promover um campeonato que seja ponto de encontro entre os praticantes de xadrez, como também um espaço de socialização, no qual o respeito ao próximo é a regra principal. O número de inscritos superou a expectativa, que alcançou a marca de 950 participantes. Todos os alunos receberão troféu de participação, e os vencedores por categoria ganharão mais um troféu diferenciado.
O Festival Interescolar faz parte das ações do Projeto Xadrez nas Escolas, lançado em fevereiro de 2013 pelo governador Agnelo Queiroz e a Secretaria de Educação. O projeto foi implantado nos ensinos Infantil, Fundamental, Médio e Integral. Para inserir a iniciativa nas escolas, a SEDF adquiriu 12 mil kits de xadrez. Além disso, 200 professores receberam formação para ensinar os alunos.
Segundo o secretário de Educação, Marcelo Aguiar, o xadrez é uma atividade lúdica e instrumento pedagógico. “Estudos comprovam que essa prática traz melhores rendimentos e concentração dos estudantes, desenvolve o raciocínio lógico e contribui para o desenvolvimento educacional e intelectual”.
O coordenador do Projeto Xadrez nas Escolas, Solon Pereira, ressaltou que esse jogo de tabuleiro pode despertar nos alunos valores educacionais e senso cognitivo. “Essa prática colabora com a construção dos quatro saberes necessários para o desenvolvimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”, afirmou.
SERVIÇO:
Dia: Sábado (17)
Local: Colégio Leonardo da Vinci
Endereço: SGAN 914 – Conjunto I – Asa Norte – Brasília/DF
Horário do evento: das 8h30 às 18h
Horário das categorias:
– Sub 7; sub 9 e sub 18 – das 8h30 às 12h30;
– Sub 11, sub 14 – das 14h às 18h
Informações no site: bit.ly/fix2014
Contato: 3901-6740 / 8168-4530
(Da Agência Brasília)