Festival Chica de Ouro chega à sua 4ª edição

Foi realizado na última semana o 4º Festival de Cinema Chica de Ouro, promovido pelo Centro Educacional São Francisco (Chicão) de São Sebastião. O festival é parte do Projeto Político-Pedagógico da escola, que atende 1.600 estudantes de ensino médio. A mostra acontece durante todo o dia, das 8h às 18h, com entrada franca e aberta à comunidade.
O nome Chica de Ouro é uma homenagem à cachorra “Chica”, mascote da escola. Neste ano, o festival soma 38 filmes de curta-metragem produzidos pelos próprios estudantes ao longo do último semestre de 2017. Os filmes perpassam três temas escolhidos pelo corpo docente e pelos estudantes: Homofobia, África e Imaginação. O encerramento e a premiação final do festival serão realizados no dia 13 de dezembro, das 8h às 12h, no Cine Brasília.
 
Educação engajada
Para produzir os vídeos, os estudantes realizam uma pesquisa científica sobre a temática escolhida, além de confeccionarem o roteiro, realizarem as filmagens e a pós-produção, sob a supervisão dos professores. A mostra é exibida na escola para que os próprios alunos votem e escolham quem serão os premiados. O festival também conta com um júri técnico de profissionais da área de cinema, que participam de forma voluntária.
Além da avaliação técnica, a avaliação pedagógica também é realizada, já que todo o processo integra a proposta inovadora de ensino-aprendizagem promovida pela escola, em que se prioriza a interdisciplinaridade e a expressão criativa. Para além da nota, o Festival Chica de Ouro incentiva a capacidade dos estudantes em exercer sua autonomia, criatividade e responsabilidade, por meio da sétima arte.